//

Manifestantes em Washington exigem o fim da espionagem em massa

1

foto: mw238 / wikimedia

foto: mw238 / wikimedia

Um protesto para exigir controlos sobre a vigilância que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos pode exercer sobre os cidadãos juntou hoje em Washington cerca de 4.500 manifestantes, de acordo com a organização da manifestação.

O protesto, ‘Stop Watching Us‘, surge no seguimento das recentes revelações de que as agências de informações dos Estados Unidos terão espiado não só os seus cidadãos como também líderes mundiais, o que já levou a que a chanceler alemã, Ângela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, se tenham unido para exigir um compromisso por parte dos norte-americanos para evitar que voltem a ser escutados.

Exatamente no dia em que se assinalam 12 anos da aprovação da ‘lei patriótica’ que, no pós-atentado de 11 de setembro de 2001, autorizou a expansão do alcance da recolha de informação no âmbito do combate ao terrorismo, milhares de manifestantes exigiram hoje o fim da “espionagem em massa”.

 

EUA tinham quase 20 equipas de espionagem na Europa em 2010

Os Estados Unidos tinham, em 2010, cerca de 80 equipas de espionagem da CIA e da NSA em todo o mundo, 19 das quais nas principais capitais europeias, como Madrid, Berlim, Paris, Roma, Praga ou Genebra, segundo o semanário alemão Der Spiegel.

De acordo com um excerto de um artigo na edição deste domingo, citado pela agência espanhola EFE, a revista revela informações de caráter reservado dos serviços de informações dos Estados Unidos, segundo os quais o telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel, está na lista de objetivos da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla original), desde 2002.

Baseando-se em documentos da agência, o telemóvel de Merkel continuava a ser escutado até poucas semanas antes da visita de Barack Obama a Berlim, em junho.

 

/Lusa

1 Comment

  1. É sempre difícil o equilíbrio entre privacidade dos cidadãos e segurança das populações, o problema é que entre os extremos da anarquia libertária e do autoritarismo controleiro, a virtude está ali naquele meio que não existe e ninguém quer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.