/

Manada de Bilbao. Festejos de suspeitos de violação libertados geram indignação

1

Kai Foersterling / EPA

Milhares de pessoas protestaram em várias cidades espanholas contra a sentença do caso “La Manada”

No momento da libertação, três dos suspeitos festejaram efusivamente perante as câmaras de televisão que estavam no local. A atitude tem gerado várias críticas.

Depois de, na sexta-feira, seis homens terem sido detidos por serem suspeitos de violarem uma jovem de 18 anos em Bilbao, dois dos suspeitos continuaram em prisão enquanto que os restantes foram libertados sob condição de comparecerem diariamente no tribunal.

Segundo o jornal ABC, à saída do tribunal, três dos argelinos comemoraram a libertação em frente às câmaras televisivas que se encontravam no local e o gesto gerou várias críticas. “Liberdade”, “Argélia”, “haxixe” e “droga” foram algumas das palavras proferidas pelos quatro homens libertados.

https://twitter.com/lopedevegac/status/1158155510954246145

A agressão sexual terá ocorrido na passada quinta-feira. Depois do alegado ato, o grupo homens argelinos terá atirado 17 euros à vítima, deixando-a sozinha nos arbustos onde foi agredida.

A libertação dos quatro suspeitos gerou várias críticas. De acordo com o jornal espanhol, a Federação de Associações de Moradores de Bilbao considerou que “se os seis detidos participaram na violação, os seis devem ter o mesmo destino” e alertaram para o facto de a rapariga de 18 anos poder “atravessar a rua com os seus agressores”.

“A cidade amanheceu com a notícia de que apenas dois dos seis indivíduos presos esta sexta-feira em Bilbao, como supostos autores de um ataque sexual em grupo a uma mulher de 18 anos foram mandados para a prisão de Basauri por ordem judicial. Os outros quatro foram libertados sob a condição de se apresentarem todos os dias no tribunal”, explicou a federação.

Em comunicado, a mesma federação referiu-se ainda ao episódio como um “sentimento de impunidade dos agressores” e “repulsa pela pouca resposta institucional para lutar com outras violências”.

Depois da agressão sexual, a jovem conseguiu deslocar-se, pelo próprio pé, ao hospital de Basurto. Segundo o Observador, a jovem quem providenciou uma descrição física minuciosa dos alegados agressores à polícia basca, o que facilitou a rápida identificação e detenção dos suspeitos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.