/

Portugal com mais uma morte por covid-19 e 610 novos casos de infeção

1

Rodrigo Antunes / Lusa

Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 610 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 610 novos casos, 285 são na região Norte. Na região de Lisboa e Vale do Tejo há mais 189 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 53, no Alentejo há mais 16, no Algarve há mais 19 e nos Açores e na Madeira há mais 29 e 19 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 832.255. Há, neste momento, 24.653 casos ativos, mais 77 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 16.952 mortes devido à covid-19, mais um óbito relativamente às últimas 24 horas, que ocorreu na região Centro.

Neste momento, existem 397 doentes internados em Portugal (menos 32 do que ontem), dos quais 110 nos cuidados intensivos (menos três pessoas do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 532 doentes recuperados, verificando-se já um total de 790.650 pessoas. Há ainda 21.681 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, menos 185 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal encontra-se na zona verde. O país tem uma média de 72,7 casos de infeção por 100 mil habitantes e o Rt (risco de transmissibilidade) está nos 0,98.

Esta segunda-feira, avançou a terceira fase do desconfinamento na generalidade do país. A retoma do ensino presencial para os alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior avança em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho.

Os restaurantes, cafés e pastelarias poderão abrir o serviço de mesa no interior, limitado a grupos de quatro pessoas, para além do serviço de esplanada que já estava autorizado, mas que passa agora a ter um limite de seis pessoas. Os centros comerciais e todas as lojas, independentemente da sua dimensão, podem reabrir esta segunda-feira, cumprindo a lotação fixada pela DGS.

A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 3.046.134 pessoas em todo o mundo desde que foram detetados os primeiros casos, no final de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência France-Presse a partir de fontes oficiais.

Filipa Mesquita, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.