Mais incógnitas do que certezas sobre se os críticos de Rio serão varridos

Paulo Novais / Lusa

Líder do PSD, Rui Rio

Restam mais dúvidas do que certezas no PSD. No final do mês, a pergunta será finalmente respondida: serão os críticos de Rui Rio varridos da bancada parlamentar?

Nas próximas três semanas, as distritais vão ajustar os nomes propostos com a direção nacional, mas no partido de Rui Rio sobram mais dúvidas do que certezas. Depois de as listas estarem fechadas, serão sujeitas a cotação em conselho nacional do partido, que deverá acontecer no final deste mês.

Nessa altura, a pergunta que paira no ar será finalmente respondida: serão os críticos de Rio varridos da bancada parlamentar?

Esta segunda-feira foi o último dia do prazo para as distritais entregarem os nomes dos candidatos a deputados. Segundo o Público, alguns dos atuais deputados já foram excluídos pelas suas distritais, como Duarte Marques (eleito por Santarém), Luís Pedro Pimental (ex-secretário-geral adjunto de Passos Coelho) e Manuela Tender (apoiante de Rui Rio e secretária da direção da bancada parlamentar).

De acordo com o diário, há outro apoiante de Rio a correr o risco de ficar em lugar não elegível. Emídio Guerreiro, vice-presidente da bancada parlamentar, foi indicado por Guimarães, a mesma secção a que pertence o cabeça de lista para o distrito de Braga, André Coelho Lima, que a direção nacional escolheu. Como a regra na distrital é que não haja dois nomes da mesma secção nos primeiros lugares da lista, Emídio Guerreiro pode ser atirado para uma posição de risco.

A escolha da vereadora Filipa Roseta em Lisboa para cabeça de lista também surpreendeu, não só pelo nome em si, como também por liderar uma lista em que a distrital tinha indicado o vice-presidente da mesma câmara, Miguel Pinto Luz, um potencial candidato à liderança do partido.

Mas há outros críticos em dúvida, como é o caso de Maria Luís Albuquerque. A ex-ministra das Finanças foi indicada pela distrital de Setúbal, mas ainda não se sabe se a direção de Rio vai validar esta proposta.

Nas últimas semanas foram anunciados seis cabeças de lista (Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria) e, à exceção do de Braga (que é vogal na comissão política nacional), não está incluído neste grupo nenhum elemento da direção de Rui Rio. Aliás, nem o próprio líder do PSD é cabeça de lista.

O lugar que irá ocupar Fernando Negrão é também uma incógnita, apesar de haver probabilidades de ser colocado em Setúbal, onde já foi cabeça de lista.

Viseu e Viana do Castelo estão também envoltas em incógnitas. No primeiro caso, é dado como provável que Fernando Ruas lidere a lista. No segundo, é apontado o nome de Jorge Mendes, presidente da Câmara de Valença, para encabeçar a candidatura. Em segundo lugar deverá ser reconduzida a deputada Emília Cerqueira e o terceiro lugar pode ser ocupado por João Montenegro, ex-diretor de campanha de Santana Lopes e antigo secretário-geral adjunto de Passos Coelho.

Em Faro, o atual deputado Cristóvão Norte é o nome desejado pela distrital e em Coimbra, a lista é liderada pela advogada Mónica Quintela.

As próximas semanas vão evidenciar as decisões da direção de Rui Rio e, consequentemente, vão deixar perceber se os críticos serão todos afastados ou se alguns se mantêm na bancada parlamentar a partir de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …