/

Mais de 85% dos professores passaram no exame

cybrarian77 / Flickr

-

Mais de 85% dos professores que realizaram a prova de avaliação, considerada devidamente válida, aprovaram no exame, informou esta segunda-feira o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

Segundo os dados divulgados hoje, tiveram nota positiva 8.747 docentes, “o que corresponde a 85,6% do total de candidatos com provas classificadas” num universo de 10.220 provas realizadas.

O IAVE revela que 1.473 docentes reprovaram nesta prova, que permite o acesso à carreira docente de professores contratados, com menos de cinco anos de serviço.

As provas foram classificadas numa escala de 0 a 100 pontos e só aprovaram no exame os candidatos que “tiveram nota igual ou superior a 50% da cotação total”, indica o IAVE em comunicado.

De acordo com o comunicado de imprensa, a média das notas fixou-se nos 63,3 pontos.

A prova, para a qual se inscreveram 13.551 professores, foi realizada, em dois momentos, a 18 de dezembro do ano passado e a 22 de julho último, em 206 escolas, dentro e fora do país, adianta o IAVE.

O exame, este ano apenas com componente comum, visou, nomeadamente, avaliar a capacidade de raciocínio lógico e crítico, bem como a capacidade de comunicação correta em língua portuguesa.

A prova, cuja realização foi marcada por protestos e uma greve de professores vigilantes do quadro, a 18 de dezembro, é contestada pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), maior estrutura sindical, afeta à CGTP, que a considera uma humilhação para os docentes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.