Mais 2.554 casos e 12 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quinta-feira, 2.554 novos casos e 12 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2.554 novos casos positivos de covid-19 e 12 óbitos.

O Norte é a região com maior número de infeções registadas esta quinta-feira, com 931. Lisboa e Vale do Tejo contabiliza 794 novos casos positivos, o Centro 339, o Algarve 279, o Alentejo 125, a Madeira 48 e os Açores 38.

Dos 12 óbitos, seis foram registados em Lisboa e Vale do Tejo; quatro no Norte; um no Algarve e um nos Açores.

Os internamentos na sequência da doença voltam a descer esta quinta-feira, pelo terceiro dia consecutivo. Há, agora, 688 doentes internados em Portugal, menos sete do que na quarta-feira, e 141 pessoas em UCI, mais duas do que no último boletim.

Nas últimas 24 horas, 2.238 pessoas recuperaram da doença, num total de 949.703 recuperados desde o início da pandemia. Portugal tem hoje 44.809 casos ativos, mais 304 em relação ao dia anterior, e 50.709 mil contactos em vigilância.

Em relação à matriz de risco, o índice de transmissibilidade R(t) aumentou de 0,96 para 0,98 no país e no continente. A taxa de incidência é agora de 314,6 casos por 100 mil habitantes a nível nacional e de 319 casos no continente.

A ministra da Saúde revelou, em entrevista à SIC, que a meta de ter 70% da população residente em Portugal com a vacinação completa foi atingida esta quarta-feira, “algumas semanas antes” do previsto.

“A meta foi alcançada no dia de ontem [quarta-feira]”, disse Marta Temido, com base na informação da task force que coordena o processo de vacinação. “Conseguimos [chegar aos 70%], agora temos de continuar para o próximo passo.”

A governante admitiu a realização de um Conselho de Ministros extraordinário para se decidirem que medidas vão ser implementadas ou não, depois de atingida a meta de 70% de pessoas totalmente vacinadas. Apesar de haver um encontro agendado para a próxima semana, a reunião extraordinária pode acontecer já amanhã, sexta-feira.

Em cima da mesa poderá estar o avanço de algumas medidas previstas, como a lotação de restaurantes, espaços culturais ou determinados eventos. “Coisa diferente é o tema das máscaras“, advertiu a ministra. “A norma que está em vigor foi emanada da Assembleia da República e compete à Assembleia da República proceder a essa reapreciação.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …