/

Maioria dos portugueses quer Marcelo mais exigente com Costa

Manuel de Almeida / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã revelou que mais de 80% dos portugueses quer que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seja “mais exigente” com o primeiro-ministro António Costa no segundo mandato.

De acordo com a sondagem para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, 80,8% dos inquiridos defendem que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deve ser “mais exigente” no segundo mandato, enquanto que apenas 16,4% consideram que não deve sê-lo.

Mais de dois terços dos entrevistados (65,5%) não consideram que Marcelo tenha sido mais exigente durante as semanas que antecederam as presidenciais. Já para 25,8% Marcelo foi mais exigente com o Governo.

No discurso de reeleição, o Presidente disse que os portugueses “querem mais e melhor em proximidade, convergência, estabilidade, construção de pontes, exigência e justiça social e, de modo mais urgente, em gestão da pandemia”.

Na mesma sondagem, levada a cabo entre 8 e 13 de fevereiro, a nota atribuída ao Governo recuou para o limite mínimo da avaliação positiva, tendo passado de de 3,3 para 3 valores numa escala de 1 a 5.

Depois de Marcelo ter obrigado Costa a ceder e a autorizar a venda de livros nos super e hipermercados, o Presidente tem insistido junto do Governo para que seja reforçada a capacidade de testagem e de rastreamento dos focos de contágio. Marcelo quer também que o Executivo trace um plano de desconfinamento gradual e de reabertura das escolas.

Já quanto aos 11,9% dos votos alcançados por André Ventura nas presidenciais – que o deixaram a apenas um ponto do segundo lugar de Ana Gomes -, a sondagem revela que o resultado do líder de Chega não resultaram tanto da conjuntura política, mas deve-se ao facto de os eleitores concordarem com as suas ideias, segundo 42,5% dos inquiridos. A segunda razão mais apontada (19,4%) é a “fraca oposição que o PSD está a fazer”.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.