/

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

1

Clara Azevedo e Paulo Henriques / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa discursa no Parlamento

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de “estrutura exagerada”.

Uma sondagem da Aximage para o Jornal Económico revela que dois em cada três portugueses acreditam que o atual Governo vai chegar ao fim da legislatura, enquanto 2,3% dos inquiridos acreditam que António Costa não vai sequer ficar um ano no cargo de primeiro-ministro.

Para a sondagem “Atualidade Política” foram realizadas 639 entrevistas em que 66,7% dos inquiridos acreditam que, mesmo minoritário, o PS manter-se-á no Governo durante os quatro anos. Por sua vez, um terço dos entrevistados não defende o mesmo cenário e admitem mesmo ser possível que os partidos da esquerda e da direita se unam para aprovar uma moção de censura.

Em relação à dimensão do atual Governo de António Costa, 71,8% dos inquiridos consideram que a escolha de 20 ministros e 50 secretários de Estado é exagerada, enquanto 22,2% considera uma escolha acertada.

Foram ainda avaliados os líderes dos partidos com assento parlamentar, à exceção da líder do CDS-PP, Assunção Cristas, que está de saída, e do líder do grupo parlamentar dos Verdes, José Luís Ferreira.

Joacine Katar-Moreira, do Livre, foi a pior classificada, com uma nota de 6,3 numa escala em que o mínimo é zero e o máximo 20. Já André Ventura teve 8,9, Cotrim de Figueiredo 8,1 e André Silva do PAN 7,9. O primeiro-ministro António Costa (com 11,4) está à frente, seguindo-lhe a bloquista Catarina Martins (10,2). Rui Rio do PSD (9,9) ficou avaliado com pouco mais que o líder comunista Jerónimo de Sousa (9,7).

Em relação à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República português, o apoio dos entrevistados é praticamente unânime: 82,6% aprovam e apenas 11,1% recusam.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.