Maiores de 43 anos já podem agendar vacina contra a covid-19

Georgi Licovski / EPA

Quem tem mais de 43 anos já pode marcar a toma da vacina contra a covid-19 no portal de auto-agendamento da Direção-Geral da Saúde.

Até esta segunda-feira, o auto-agendamento estava apenas disponível para quem tem mais de 45 anos.

O calendário estabelecido pela task force prevê ainda que, em breve, seja possível o auto-agendamento para pessoas na faixa etária entre os 30 e os 39 anos.

Desde domingo, dia 6 de Junho, que as pessoas da faixa etária dos 40 aos 49 anos começaram a ser convocadas por mensagem ou chamada para receberem a vacina, segundo confirmou ao Público fonte da task force para o plano de vacinação contra a covid-19.

A data bate certo com aquilo que estava previsto e “na maioria” dos centros de vacinação já estão a ser chamados utentes com mais de 40 anos, por ordem decrescente.

A ministra da Saúde disse esta segunda-feira que Portugal está a “avançar no processo de vacinação para faixas etárias mais jovens”, depois de questionada pelos jornalistas sobre a possibilidade de vacinar crianças e jovens a partir dos 12 anos, após uma visita à Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha.

“Com a decisão das entidades europeias de vacinação de [autorizar a vacinação contra a covid-19 de] adolescentes, temos um caminho para continuar a fazer“, rematou.

“Agora vamos continuar, como o senhor vice-almirante tantas vezes tem explicado, a abrir novas faixas etárias de vacinação com a expectativa de que tenhamos, de facto, estas faixas mais jovens a poderem auto-agendar algures em julho”, disse, acrescentando que “é uma questão de tempo” até serem vacinadas, referiu a governante.

Em Portugal, a pandemia de covid-19 já provocou 17 036 mortos entre os 853 034 casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 43 anos já podem agendar vacina contra a covid-19

Quem tem mais de 43 anos já pode marcar a toma da vacina contra a covid-19 no portal de auto-agendamento da Direção-Geral da Saúde. Até esta segunda-feira, o auto-agendamento estava apenas disponível para quem tem mais …

Pedro Nuno Santos lembra que despedimento coletivo na TAP “é uma hipótese desde o início”

O ministro das Infraestruturas reiterou hoje que o despedimento coletivo na TAP “é uma hipótese desde o início”, salientando que as negociações com os trabalhadores já permitiram reduzir de 2.000 para “cerca de 200” as …

Pneumologista Filipe Froes defende que Portugal deve “reservar agora” vacinas da gripe

O coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos, Filipe Froes, defendeu hoje que Portugal deve "reservar agora" as vacinas da gripe para assegurar as doses necessárias, advertindo que são "escassas" e outros países …

Espanha passa a exigir teste negativo a quem vier de Portugal por via terrestre

Os viajantes também podem apresentar certificado de vacinação ou de recuperação da covid-19. A medida não é recíproca a quem quiser cruzar a fronteira para Portugal. A partir desta segunda-feira, dia 7 de junho, quem viajar …

Sete países da UE já estão a usar o Certificado Digital Covid-19. Portugal não é um deles

O certificado digital ainda não está ativo em Portugal. Atualmente, o país integra um conjunto de países da União Europeia que estão “tecnicamente prontos” para começar a emitir certificados, mas que ainda não deram esse …

Ministério Público investiga perdão de 229 mil euros a hospital privado de Bragança

O Ministério Público desencadeou uma ação crime para investigar a legalidade do perdão de 229 mil euros de taxas municipais ao hospital privado que está a ser construído em Bragança envolto em polémica desde o …

Virologista belga na mira de um militar de extrema-direita

Vários cientistas sofreram ataques e ameaças durante a pandemia de covid-19. Mas o caso de Marc Van Ranst é mais sério do que a maioria. Marc Van Ranst tornou-se um rosto muito familiar na Bélgica durante …

Navalny foi transferido para o seu habitual local de detenção

O principal opositor russo, Alexei Navalny, foi transferido para o seu habitual local de detenção desde o hospital penitenciário onde estava sob observação após uma greve de fome, indicaram hoje os seus colaboradores e as …

Novo presidente do Supremo Tribunal critica justiça burocrática e garantística

O novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Henrique Araújo, destacou hoje o "forte pendor burocrático e garantístico, com impacto direto nos níveis de eficiência e nos tempos de decisão" da justiça. No seu discurso …

Professores do ensino superior exigem regresso das aulas presenciais em setembro

Os professores das universidades e politécnicos exigem o regresso do ensino presencial em todas as atividades letivas no próximo ano académico, que começa entre setembro e outubro. O “regresso à normalidade” é defendido pelo Sindicato Nacional …