Centeno garante: “Temos a maior urgência em terminar negociação do SIRESP”

Tiago Petinga / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Em entrevista à Rádio Renascença, o ministro das Finanças, Mário Centeno, deu a garantia de que o Governo tem a “maior urgência” nas negociações relativas ao SIRESP.

No debate quinzenal desta segunda-feira, o primeiro-ministro, questionado sobre a regularização de uma dívida do Estado à empresa e sobre a aquisição de uma posição maioritária que permita ao Governo controlar o sistema, adiantou que a negociação estava por horas.

Agora, em entrevista à Renascença, Mário Centeno reiterou que a solução é urgente, mas não quer dar mais informações sobre essa negociação, que considera tão importante como as negociações relativas à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

“Não vou dizer nenhuma palavra sobre negociações em curso e, como sabem, já estive envolvido em negociações muito difíceis e que aliás reputo, modestamente, como das negociações mais importantes para o futuro do país. Esta negociação não tem a negociação da Caixa Geral de Depósitos, mas para mim tem exatamente a mesma importância”, disse.

De acordo com o ministro das Finanças, as negociações já estão a decorrer e o Governo quer terminá-las o mais rápido possível para não pôr em causa o funcionamento do sistema na época de fogos deste ano.

Temos a maior urgência em terminar esta negociação, porque percebemos os interesses da parte privada e da parte pública. O que está em cima da mesa é uma aquisição de uma participação acionista. Não há aqui nenhuma vontade, nem desejo, de retirar valor económico a quem investiu e a quem detém a empresa”, garantiu o governante.

Questionado sobre a nacionalização do SIRESP, Centeno apenas adiantou que “a negociação é para a aquisição das participações acionistas, esse é o meu objetivo”. Deixando o aviso de que o que importa é a segurança, afirmou que, “até por motivos reputacionais”, todos os acionistas estão “seguramente alinhados”.

Caixa deve usar “todos os mecanismos” para recuperar dívida de Berardo

Sobre Joe Berardo, o tema que tem aquecido esta semana, o governante afirmou que, “como ministro das Finanças, quero que a Caixa Geral de Depósitos cumpra o mandato que eu lhe dei, que foi bastante claro sobre a gestão da CGD e a valorização do património”.

“Todos queremos, acho, para além de mim que sou ministro das Finanças, que a perda que está infligida em termos contabilísticos e financeiros, aos bancos, em particular à CGD possa ser recuperada. Espero que sejam ativados todos os mecanismos legais que o permitam”, disse Centeno.

Na avaliação que faz sobre a postura de Berardo na comissão de inquérito à Caixa, Centeno acompanha António Costa. “As empresas e os indivíduos não existem fora do quadro de importância que têm para a sociedade portuguesa. Há um momento em que todos temos que crescer para essa responsabilidade.”

No último debate quinzenal, Costa lamentou o “desplante” do empresário e disse que “o país está chocado”. À Renascença, Centeno sublinhou que “o sr. primeiro-ministro foi muito claro sobre a avaliação que fazemos”.

“Governo deverá continuar a reduzir legislativamente os impostos”

O primeiro-ministro já deixou claro que diminuir os impostos não é uma prioridade na próxima legislatura. Contudo, Mário Centeno acredita que haverá margem para continuar a reduzir “legislativamente” os impostos. Aliás, o Programa de Estabilidade prevê uma previsão de redução dos impostos diretos e aponta para uma revisão dos benefícios fiscais.

“Nós temos muitos benefícios fiscais”, afirmou o ministro que, na mesma entrevista, disse  ser contra taxas nas operações multibanco.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …