Centeno garante: “Temos a maior urgência em terminar negociação do SIRESP”

Tiago Petinga / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Em entrevista à Rádio Renascença, o ministro das Finanças, Mário Centeno, deu a garantia de que o Governo tem a “maior urgência” nas negociações relativas ao SIRESP.

No debate quinzenal desta segunda-feira, o primeiro-ministro, questionado sobre a regularização de uma dívida do Estado à empresa e sobre a aquisição de uma posição maioritária que permita ao Governo controlar o sistema, adiantou que a negociação estava por horas.

Agora, em entrevista à Renascença, Mário Centeno reiterou que a solução é urgente, mas não quer dar mais informações sobre essa negociação, que considera tão importante como as negociações relativas à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

“Não vou dizer nenhuma palavra sobre negociações em curso e, como sabem, já estive envolvido em negociações muito difíceis e que aliás reputo, modestamente, como das negociações mais importantes para o futuro do país. Esta negociação não tem a negociação da Caixa Geral de Depósitos, mas para mim tem exatamente a mesma importância”, disse.

De acordo com o ministro das Finanças, as negociações já estão a decorrer e o Governo quer terminá-las o mais rápido possível para não pôr em causa o funcionamento do sistema na época de fogos deste ano.

Temos a maior urgência em terminar esta negociação, porque percebemos os interesses da parte privada e da parte pública. O que está em cima da mesa é uma aquisição de uma participação acionista. Não há aqui nenhuma vontade, nem desejo, de retirar valor económico a quem investiu e a quem detém a empresa”, garantiu o governante.

Questionado sobre a nacionalização do SIRESP, Centeno apenas adiantou que “a negociação é para a aquisição das participações acionistas, esse é o meu objetivo”. Deixando o aviso de que o que importa é a segurança, afirmou que, “até por motivos reputacionais”, todos os acionistas estão “seguramente alinhados”.

Caixa deve usar “todos os mecanismos” para recuperar dívida de Berardo

Sobre Joe Berardo, o tema que tem aquecido esta semana, o governante afirmou que, “como ministro das Finanças, quero que a Caixa Geral de Depósitos cumpra o mandato que eu lhe dei, que foi bastante claro sobre a gestão da CGD e a valorização do património”.

“Todos queremos, acho, para além de mim que sou ministro das Finanças, que a perda que está infligida em termos contabilísticos e financeiros, aos bancos, em particular à CGD possa ser recuperada. Espero que sejam ativados todos os mecanismos legais que o permitam”, disse Centeno.

Na avaliação que faz sobre a postura de Berardo na comissão de inquérito à Caixa, Centeno acompanha António Costa. “As empresas e os indivíduos não existem fora do quadro de importância que têm para a sociedade portuguesa. Há um momento em que todos temos que crescer para essa responsabilidade.”

No último debate quinzenal, Costa lamentou o “desplante” do empresário e disse que “o país está chocado”. À Renascença, Centeno sublinhou que “o sr. primeiro-ministro foi muito claro sobre a avaliação que fazemos”.

“Governo deverá continuar a reduzir legislativamente os impostos”

O primeiro-ministro já deixou claro que diminuir os impostos não é uma prioridade na próxima legislatura. Contudo, Mário Centeno acredita que haverá margem para continuar a reduzir “legislativamente” os impostos. Aliás, o Programa de Estabilidade prevê uma previsão de redução dos impostos diretos e aponta para uma revisão dos benefícios fiscais.

“Nós temos muitos benefícios fiscais”, afirmou o ministro que, na mesma entrevista, disse  ser contra taxas nas operações multibanco.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …