Centeno garante: “Temos a maior urgência em terminar negociação do SIRESP”

Tiago Petinga / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Em entrevista à Rádio Renascença, o ministro das Finanças, Mário Centeno, deu a garantia de que o Governo tem a “maior urgência” nas negociações relativas ao SIRESP.

No debate quinzenal desta segunda-feira, o primeiro-ministro, questionado sobre a regularização de uma dívida do Estado à empresa e sobre a aquisição de uma posição maioritária que permita ao Governo controlar o sistema, adiantou que a negociação estava por horas.

Agora, em entrevista à Renascença, Mário Centeno reiterou que a solução é urgente, mas não quer dar mais informações sobre essa negociação, que considera tão importante como as negociações relativas à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

“Não vou dizer nenhuma palavra sobre negociações em curso e, como sabem, já estive envolvido em negociações muito difíceis e que aliás reputo, modestamente, como das negociações mais importantes para o futuro do país. Esta negociação não tem a negociação da Caixa Geral de Depósitos, mas para mim tem exatamente a mesma importância”, disse.

De acordo com o ministro das Finanças, as negociações já estão a decorrer e o Governo quer terminá-las o mais rápido possível para não pôr em causa o funcionamento do sistema na época de fogos deste ano.

Temos a maior urgência em terminar esta negociação, porque percebemos os interesses da parte privada e da parte pública. O que está em cima da mesa é uma aquisição de uma participação acionista. Não há aqui nenhuma vontade, nem desejo, de retirar valor económico a quem investiu e a quem detém a empresa”, garantiu o governante.

Questionado sobre a nacionalização do SIRESP, Centeno apenas adiantou que “a negociação é para a aquisição das participações acionistas, esse é o meu objetivo”. Deixando o aviso de que o que importa é a segurança, afirmou que, “até por motivos reputacionais”, todos os acionistas estão “seguramente alinhados”.

Caixa deve usar “todos os mecanismos” para recuperar dívida de Berardo

Sobre Joe Berardo, o tema que tem aquecido esta semana, o governante afirmou que, “como ministro das Finanças, quero que a Caixa Geral de Depósitos cumpra o mandato que eu lhe dei, que foi bastante claro sobre a gestão da CGD e a valorização do património”.

“Todos queremos, acho, para além de mim que sou ministro das Finanças, que a perda que está infligida em termos contabilísticos e financeiros, aos bancos, em particular à CGD possa ser recuperada. Espero que sejam ativados todos os mecanismos legais que o permitam”, disse Centeno.

Na avaliação que faz sobre a postura de Berardo na comissão de inquérito à Caixa, Centeno acompanha António Costa. “As empresas e os indivíduos não existem fora do quadro de importância que têm para a sociedade portuguesa. Há um momento em que todos temos que crescer para essa responsabilidade.”

No último debate quinzenal, Costa lamentou o “desplante” do empresário e disse que “o país está chocado”. À Renascença, Centeno sublinhou que “o sr. primeiro-ministro foi muito claro sobre a avaliação que fazemos”.

“Governo deverá continuar a reduzir legislativamente os impostos”

O primeiro-ministro já deixou claro que diminuir os impostos não é uma prioridade na próxima legislatura. Contudo, Mário Centeno acredita que haverá margem para continuar a reduzir “legislativamente” os impostos. Aliás, o Programa de Estabilidade prevê uma previsão de redução dos impostos diretos e aponta para uma revisão dos benefícios fiscais.

“Nós temos muitos benefícios fiscais”, afirmou o ministro que, na mesma entrevista, disse  ser contra taxas nas operações multibanco.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …