/

Maior nevão dos últimos anos isola aldeias e fecha estradas (mas há quem tome “café fresquinho” na neve)

1

Neve em Castro Laboreiro

Há algumas aldeias isoladas e estradas cortadas por causa da neve que caiu intensamente em vários pontos do país naquele que é o maior nevão dos últimos anos em Portugal. Mas, no Minho, há quem tome café debaixo de neve na esplanada.

Os bombeiros de Castro Daire, no distrito de Viseu, estão a ajudar as populações de algumas aldeias que ficaram isoladas depois da queda de neve na zona da Serra de Montemuro. Com o corte de estradas, as pessoas não conseguem ter acesso a bens alimentares e precisam de apoio para se aquecerem.

A Estrada Nacional 321 entre Cinfães e Castro Daire, no distrito de Viseu, está encerrada ao trânsito desde as 4:45 da manhã por causa da neve, disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional Viseu Dão Lafões da Protecção Civil.

Segundo a mesma fonte, a alternativa faz-se pela EN 222 que liga Resende a Peso da Régua.

Também o IP4 entre a Pousada do Marão e o nó da Campeã, na zona de Amarante, está encerrado ao trânsito nos dois sentidos desde as 8:20 da manhã, de acordo com o Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa.

O corte de trânsito vai permanecer até que as condições meteorológicas melhorem.

Entretanto, os acessos ao maciço da Serra da Estrela continuam quase todos cortados ao trânsito desde sexta-feira por causa da neve, confirmou o comando sub-regional das Beiras e Serra da Estrela da Autoridade Nacional de Protecção Civil e Emergência.

As únicas exceções são os troços entre Seia e Sabugueiro e Covilhã-Penhas da Saúde.

Toma-se café na neve em Castro Laboreiro

No Minho, também cai neve nas localidades mais altas dos distritos de Braga e Viana do Castelo que estão sob aviso laranja até às 9 horas de domingo.

Em Castro Laboreiro, em Melgaço, há um manto branco a cobrir a vila. Mas se para alguns isso é um problema, há quem aproveite o momento para tirar fotografias bonitas, mantendo o hábito de tomar café na esplanada, apesar do muito frio que se faz sentir.

É isso mesmo que mostra uma fotografia publicada pela Padaria Pastelaria A Castrejinha. “Venha tomar um café fresquinho à padaria, temos a espanada pronta”, escreve-se na publicação no Facebook, onde a imagem foi divulgada, a par de um vídeo que mostra como a neve caiu com intensidade em Castro Laboreiro.

Na cidade de Braga, houve queda de granizo forte que, com as temperaturas baixas, acumulou-se, deixando uma camada branca nas superfícies.

Em Guimarães, na montanha da Penha caiu uma espécie de chuva congelada, como se pode ver em imagens recolhidas pela página de meteorologia Meteo Trás-os-Montes Portugal.

Esta página também mostra a neve em Perafita, Alijó, na região do Douro.

A Meteo Trás-os-Montes Portugal recolheu ainda imagens da neve na Serra de Barroso em Boticas, Trás-os-Montes.

Susana Valente, ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Talvez isto nos ensine que nada sabemos sobre os mecanismos meteorológicos. Está tudo apavorado com o aquecimento global, mas ninguém sabe o que vai acontecer e porquê. É bom evitar desequilíbrios, como um excesso de CO2 na atmosfera, mas ninguém sabe o que isso pode causar. Portanto, haja prudência mas mantenhamos a calma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.