Domingo há eleições (e neve, chuva e vento)

1

an untrained eye / Flickr

Prevê-se uma ida molhada às urnas, mas menos frio. Norte e centro “abençoados” com trovoadas e neve e o litoral vai estar muito ventoso, com rajadas  superiores a 70 quilómetros por hora.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para domingo, dia de eleições legislativas, aguaceiros que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada, neve, vento e temperaturas até aos 16 graus, segundo a meteorologista Cristina Simões, embora esteja relativamente melhor comparativamente a sexta-feira e sábado.

“No domingo ainda vamos ter uma situação de ocorrência de aguaceiros que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas especialmente no norte e centro. Esta precipitação será em forma de neve nas regiões do norte e centro acima de 800 metros ou 1.000 metros de altitude.

No entanto, a cota ira subir ao longo do dia para 1.400″, disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com Cristina Simões, este episódio de neve que tem estado a ocorrer esta semana, terminará no domingo.

“De salientar também o vento que vai continuar forte no litoral com rajadas até 65/70 quilómetros por hora nas terras altas. De destacar que a emissão de aviso que está há alguns dias para agitação marítima forte na costa ocidental é para continuar. No dia 10, domingo, vai diminuir ao longo do dia com ondulação de 5 a 7 metros para 3 a 4 metros”, indicou.

A meteorologista do IPMA adiantou que no domingo ainda há avisos de vento porque as rajadas serão superiores a 70 quilómetros por hora.

No que diz respeito às temperaturas, está prevista uma pequena subida das temperaturas nas regiões do norte e centro. “Vamos ter temperaturas da ordem dos 14 a 16 graus no litoral. No interior serão mais baixas entre 6 a 10 graus. As mínimas no interior norte e centro serão entre 0 e 4 graus e no litoral até 10 graus”, disse.

“Vamos ter temperaturas da ordem dos 14 a 16 graus no litoral. No interior serão mais baixas entre 06 a 10 graus. As mínimas no interior norte e centro serão entre 0 e 04 graus e no litoral até 10 graus”, disse.

Segundo Cristina Simões, o episódio de tempo mais severo terminará no domingo. “Neste dia prevê-se uma melhoria gradual do estado tempo e para segunda e terça-feira a previsão é mais tranquila”, indicou.

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar no domingo para eleger 230 deputados à Assembleia da República. A estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.

A campanha eleitoral para as legislativas termina esta sexta-feira, e a chuva já estragou os planos da arruada da AD no Chiado, agendada para este último dia de campanha. A coligação de direita marcou, em seu lugar, um “grande comício” de encerramento da campanha no Campo Pequeno, informou esta quinta-feira a coligação.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Os portugueses são fortes e já decidiram que vão votar.
    Contra ventos e mares, contra tudo e contra todos.
    Se o resultado for uma boa notícia, querem sentir o prazer de para ela terem contribuído.
    Se uma surpresa nenos boa, sentirem-se seguros de não ter acontecido à custa do seu contributo, por ausência.
    Portugueses, em frente, que atrás vem gente!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.