O maior festival religioso do Nepal foi cancelado (e os devotos temem a raiva dos deuses)

O antigo pátio do palácio lotado com centenas de milhares de pessoas todos os anos durante o festival Indra Jātrām, mais conhecido como Yenyā, está deserto, os templos estão trancados e todas as celebrações públicas foram proibidas pelo Governo para conter a pandemia.

O outono é a temporada de festivais no Nepal predominantemente hindu, onde a religião, as celebrações e os rituais são grandes partes da vida, mas, este ano, as pessoas terão de reduzir os seus rituais dentro das suas casas, de acordo com o New York Post. Muitos devotos desta nação dos Himalaias acreditam que podem vir a irritar os deuses por evitar os rituais – o que causaria uma catástrofe.

Um confinamento foi ordenado nos oito dias em que o festival Yenyā cancelado teria sido realizado e, em vez disso, foi realizada uma pequena cerimónia para pedir perdão a Indra, o deus hindu da chuva, sob a segurança do Governo.



Durante o festival, Kumari, uma menina reverenciada como a deusa viva, é levada ao redor da parte central de Kathmandu numa carruagem puxada por devotos. Após o cancelamento, nunca mais deixou o palácio do templo. A sua carruagem está trancada no galpão e a polícia armada guarda os pátios.

“Haveria centenas de milhares de devotos a encher o pátio e as ruas durante o festival, o que colocaria muitos deles em risco de ficar em infetados”, disse Gautam Shakya, zelador-chefe de Kumari. “Tivémos de interromper este festival de séculos pela primeira vez.”

Shakya e a sua família cuidam de Kumari há gerações. Uma jovem é escolhida de um único clã e é adorada como a deusa viva até ser substituída na puberdade. Altos funcionários e plebeus tocam nos seus pés para obter a sua bênção.

Um pequeno grupo de devotos que escapou do confinamento e da segurança para orar diante da deusa viva disse que precisavam de continuar a tradição seguida pelos seus ancestrais. “O festival e Kumari não são só uma tradição, é a nossa cultura e uma grande parte das nossas vidas que não podemos parar por nada, nem mesmo por uma pandemia”, disse Shanker Magaiya.

Magaiya ficou com o coração partido com o cancelamento, dizendo que embora entendessem a ordem do governo, precisavam de proteger a sua religião, cultura e tradição. “Desiludimos os deuses e precisamos de mantê-los felizes para que todos possamos ser felizes e prosperar”, disse.

Perto do templo de Kumari, uma enorme estátua da divindade hindu Swet Bhairav ​​é aberta ao público uma vez por ano durante o festival. Os devotos empurram-se para obter um gole do vinho de arroz que é libertado de um tubo preso à cabeça da estátua. Este ano, as portas foram apenas entreabertas e muito poucas pessoas conseguiram saborear o vinho sagrado.

O sacerdote do templo Prakash Tamrakar, que parecia desapontado, disse que o festival deveria ter sido permitido com precauções de distanciamento social e com a polícia a bloquear o pátio. “A minha família faz isto há gerações e nunca foi cancelado”, disse . “Essts festivais são feitos para que oremos aos deuses para poupar o povo de todos os problemas e proteger-nos a todos de doenças e catástrofes”.

Ao sul de Katmandu, na cidade de Lalitpur, uma carruagem de cinco andares com uma estátua da divindade Rato Machindranath foi construída para um festival que foi cancelado por ordens do Governo.

Devotos frustrados revoltaram-se e milhares reuniram-se para puxar a carruagem no início deste mês. Entraram em confronto com a tropa de choque que disparou gás lacrimogéneo e água e espancou algumas pessoas com bastões de bambu. Várias pessoas ficaram feridas e muitas foram detidas.

O maior e mais celebrado festival Dasain do Nepal em outubro é celebrado durante duas semanas com feriados. As pessoas viajam para ver parentes, celebrar festas diárias e visitar templos. No entanto, são esperadas atividades em escala reduzida com algumas proibições este ano.

As autoridades nepalesas impuseram um confinamento restrito em março, que foi facilitado em julho. Mais de 76 mil pessoas foram infetadas e 491 morreram. Porém, a proibição de festivais ao ar livre e reuniões religiosas continua e os templos permanecem fechados.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há muitos deuses que por vez ficam irritados… O deus de Pudim, o deus de Trampa, o deus Quim de Xunga… Ah, convém substituir a deusa antes que fique menstruada… Enquanto não se lembrarem de oferecer aos deuses sacrifícios humanos menos mal. É o que eu digo, há pessoas que não sabem a sorte que têm em terem nascido cristãs!

  2. grande parte dos nepaleses sao Indus e resto sao minorias religiosas… ‘e cultura meio aciganada… as raparigas sao meio de troca das familias…e nao tem opiniao, homem ‘e que manda… ‘e coisa que ocidente nao entende… fico por aqui…

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …