MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)

Paulo Cunha / Lusa

O carro onde seguia Eduardo Cabrita, que envolveu uma vitima mortal por atropelamento

Três dias após o acidente mortal na A6, o Ministério empurra as culpas para o trabalhador e continua a ocultar dados relativo à viagem.

O Ministério da Administração Interna (MAI) recusa revelar a que velocidade seguia o carro oficial onde seguia Eduardo Cabrita no momento do atropelamento fatal na A6, na tarde de sexta-feira.

Primeiramente, o MAI culpou a vítima pelo incidente. De acordo com a tutela, não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso” na autoestrada A6.



O esclarecimento enviado às redações indica que “o trabalhador atravessou a faixa de rodagem, próxima do separador central, apesar de os trabalhos de limpeza em curso estarem a decorrer na berma da autoestrada”.

Questionado pelo Correio da Manhã sobre a velocidade a que seguia a comitiva e se a mesma viajava em marcha de urgência, o ministério não prestou esclarecimentos, respondendo apenas que está a decorrer “uma investigação ao acidente, por parte do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação de Évora da Guarda Nacional Republicana”, sendo que “quaisquer informações adicionais só poderão ser prestadas nesse âmbito”.

Segundo o mesmo jornal, há quatro formas de aferir a velocidade a que a viatura seguia nos momentos antes ao acidente, podendo ser pelas pelas marcas de travagem – que neste caso não existem -, pelas câmaras ao longo da A6, pelo GPS da viatura ou através dos dados da centralina do carro.

Para além de a Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR de Évora estar agora a investigar o acidente, também a Brisa abriu um processo interno para averiguar o que aconteceu.

Ainda assim, em qualquer dos casos, o pedido tem de ser feito pelo Ministério Público ou GNR no âmbito do inquérito.

O acidente ocorreu quando Eduardo Cabrita regressava a Lisboa depois de ter estado numa cerimónia na Escola Prática da GNR, em Portalegre.

ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Está um inquérito a decorrer mas o MAI já culpou a vitima como o responsável pelo acidente.. Espetáculo!

    • Se tivesses ligado a TV na altura dos noticiários, terias visto.
      Provavelmente a CMTV até esteve no local a filmar alcatrão enquanto aqueles “experts” em estúdio enchiam chouriços com teorias…

      • Mas tu viste ou estás a dizer por dizer? Eu nem tenho a CMTV, e pelos visto tu também nem viste nada na CMTV (porque supões que eles estiveram a filmar alcatrão). Nem encontro nada no youtube com a reportagem dos canais. Se por acaso deu essa noticia deve de ter sido 30 segundos, pois eu costumo “ligar a TV na altura dos noticiários”, e só veho COVID e o Euro2020

        • Sim, vi no telejornal da RTP1 (e depois vi noutros canais ao fazer zapping).
          RTP Play – Telejornal de 18 Junho (minuto 34).
          Na SIC Noticias foi notícia de abertura do Jornal da 16:00h:
          Ver: “Carro em que seguia ministro da Administração Interna envolvido em atropelamento mortal”
          18.06.2021
          E, de certeza que também passou na TVI e claro, na CMTV.
          .
          Deve ter sido mais longa, mas 30 segundos não chegam para uma noticia sobre este acidente?!
          Há quem goste de telejornais que, com 15 minutos de noticias, conseguem estar 2h a dar “palha” – eu não tenho tempo nem paciência para isso!

        • Sim, vi no telejornal da RTP1 (e depois vi noutros canais ao fazer zapping).
          RTP Play – Telejornal de 18 Junho (minuto 34).
          .
          Deve ter sido mais longa, mas 30 segundos não chegam para uma noticia sobre este acidente?!
          Há quem goste de telejornais que, com 15 minutos de noticias, conseguem estar 2h a “dar palha” – eu não tenho tempo nem paciência para isso!

  2. Certeza que ia a uma velocidade normal, para esse tipo de pessoas, ainda por cima quando decorriam trabalhos de limpeza…

    O comum dos cidadão estava f*****, estes passam totalmente impunes. Isto é o que se chama democracia…

  3. Atravessar a pé uma AE e ser atropelado perto do separador central (e considerando também os danos no carro) dificilmente não será culpa de quem foi atropelado – independentemente da velocidade.

  4. 170 a 180 vai-se bem.
    Toda a gente vê a velocidade a q politicos andam nas estradas. É só mais um regime de excepção para eles

  5. Imagino a velocidade a que deveria seguir a viatura, pelo que tenho observado quando estas transportam gente “tão importante” para o país, e tudo isto dá direito a sua excelência o senhor ministro se recusar a divulgar a velocidade a que seguia e termina como julgador logo a atribuir culpas ao trabalhador. Os políticos deste país estão cada vez mais convencidos de que são donos disto tudo, desta forma estamos cada vez mais afastados dos nossos parceiros europeus!

  6. As Auto Estradas são vias rápidas! Não venham os “anjinhos” dizer que nunca ultrapassaram a velocidade permitida! Aquilo que deve ser averiguado, isso sim, é se os trabalhos eram na berma ou não, e se estavam bem sinalizados! Se eram na berma, porque razão um trabalhador atravessou a estrada e estava na zona central, pois o carro tem o farol do lado do condutor danificado! Quanto à democracia, então continuem a sonhar, esta democracia só é boa mesmo para os poderosos, pois a polícia não “gosta” de multar essa gente!

  7. Eu sou condutora, mas parece que não sei nada, apesar de ter acabado de fazer exame de mais uma habilitação de condução que juntei ás que já tinha, digam lá quem tem culpa de um acidente, é o condutor ou os passageiros?

  8. Bem os vejo a passar a ponte assinalando marchas de urgencia e o carro vai vazio, ah esperem, vai buscar a individualidade à calista e não pode chegar atrasado…..assim como os vejo a passar pelas bermas a levantar a poeira toda….estou a pensar de ir ao chinês comprar uns pirilampos, sempre me despacho mais depressa no transito lol

  9. Eu não coloco a culpa em ninguém porque nem sequer sei como foi e qual eram os caminhos que cada um dos intervenientes levava, mas uma coisa eu sei. Este sujeito que se chama Cabrita, está sempre metido em coisas muito estranhas… alem de ser um malcriado que não respeita ninguém e diz o que lhe apetece quando confrontado com alguma pergunta mais incomoda… só faz m*rd* e ainda por cima tem o chamuça sempre a pôr-lhe a mão na cabeça, porque será? Será que alguém na politica os tem no sitio para o obrigar a falar do que ele não gosta? “MAI não revela velocidade a que seguia carro de Cabrita (e culpa a vítima pelo acidente)” Como é que se explica isto? Se se recusam a divulgar a velocidade do “patrão” como é que podem culpar o peão? (Pois, tinha de ser esse já morreu e é mais fácil de culpar. Já não pode defender-se). Já agora… a que velocidade iam mesmo?

  10. Para os socialistas, culpa é sempre dos outros. A falta de vergonha é tal que agora a culpa até é do trabalhador morto pelo carro do MAI. Até quando vamos aturar a falta de vergonha? Quando é que esta nulidade se demite? Já chega!

RESPONDER

Mais 13 mortes e 3542 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3542 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3542 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …