O nosso Universo era um vasto oceano de líquido (surpreendentemente semelhante à água)

Uma equipa de físicos usou o maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), na Suíça, para esmagar partículas de chumbo a uma velocidade quase impercetível. Era uma tentativa de recriar a primeira matéria do Universo – e foi bem sucedida.

Os cientistas recriaram a primeira matéria que apareceu após o Big Bang no Large Hadron Collider (LHC) do CERN. O plasma quark-gluão (QGP) apareceu durante uma minúscula fração de segundo, mas os cientistas conseguiram obter uma aparência sem precedentes.

Segundo o Futurism, a viscosidade do fluido primordial acabou por ser surpreendentemente semelhante à da água, o que levou a equipa a concluir que as partículas elementares que se formaram frações de segundo após o Big Bang podem ter fluído como água.

Alguns microssegundos após o início do Universo, o plasma quark-gluão, extremamente quente, arrefeceu rapidamente para formar os elementos que agora preenchem o Universo que conhecemos. Apesar de os cientistas conseguirem recriar esta gosma cósmica desde os anos 2000, só agora conseguiram observar como se comporta.

Tanto a viscosidade como a densidade são, tecnicamente, 16 ordens de magnitude maiores do que na água, mas a razão entre as duas é essencialmente a mesma. Isto significa que, apesar das suas diferenças, os dois fluidos fluirão da mesma maneira.

“Ainda não entendemos completamente a origem desta impressionante semelhança, mas achamos que pode estar relacionada com as constantes físicas fundamentais que definem o limite inferior universal de viscosidade para líquidos comuns e plasma quark-gluão”, explicou Kostya Trachenko, físico da Universidade Queen Mary de Londres.

Os resultados deste estudo, publicado no final de maio na SciPost Physics, podem redefinir a forma como interpretamos o período após o Big Bang.

“É concebível que o resultado atual possa fornecer uma melhor compreensão do plasma quark-gluão”, complementou Vadim Brazhkin, professor da Academia Russa de Ciências, que não esteve envolvido nesta investigação.

“A viscosidade em líquidos corresponde a um regime muito particular de dinâmica de líquidos que só entendemos muito recentemente”, acrescentou. “A semelhança com o plasma quark-gluão sugere que as partículas neste sistema exótico se movem da mesma forma do que na água da torneira.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

    • Sim. Leu muitas metáforas, parábolas e anaforismos parecidos… tem é que puxar muito pela imaginação. Mas está lá tudo. Tintim por tintim!

  1. “No começo Deus criou os céus e a terra. 2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.”

    • Para escrever o que escreveu, só pode nem ter lido o titulo sequer… a noticia não se refere a terra mas sim ao UNIVERSO, coisa bem maior que a terra convenhamos. “O nosso Universo era um vasto oceano de líquido”

    • Falhou na ordem e no sítio. Nao foi na Terra mas sim o universo. E não devia ter começado com a Terra e o céu mas sim com a água e o universo. Errou consecutivamente.

  2. É curioso formar-se um plasma ou uma mistura de quarks livres com as respetivas partículas portadoras de força nuclear forte( gluões). Se um dia for possível utilizar energias mais altas no acelerador do CERN ou outro mais potente, tenho quase a certeza de que os próprios quarks serão decompostos em partículas mais elementares, ou seja, os quarks devem ter estrutura interna embora a comunidade científica entenda o contrário na atualidade.

    • Sim, é verdade. As versões que a ciência nos dá sobre o mundo, mudam sempre que mudam os dados.
      A única versão do mundo que nunca muda é a que nos é dada pelas religiões.
      Se queres uma versão do Mundo que podes ter a certeza de que amanhã não terá mudado, recomendo-te que leias a Bíblia, não noticias de ciência.
      Por exemplo, tens ali uma passagem citada pela ovigia que está igualzinha há 2000 anos.

  3. Os dogmas sempre foram o maior erro da humanidade. A procura da verdade obriga a uma mudança contínua da perspectiva. Uma vez encontrada a verdade do quer que seja, então não será preciso mudar mais nada.

RESPONDER

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …