Magistrados acusam Costa de ter bloqueado julgamento no caso das secretas

Os juízes do processo que levou à condenação do super-espião Jorge Silva Carvalho imputam a António Costa responsabilidades por não terem conseguido apurar a inocência ou culpa do acusado num dos crimes em julgamento.

O Público avança que “o primeiro-ministro recusou levantar segredo de algumas matérias“, o que leva os magistrados a considerarem que foi por sua culpa que não conseguiram “aferir sobre a inocência ou culpa de Silva Carvalho” num dos casos analisados no julgamento.

Estão em causa as informações confidenciais que Jorge Silva Carvalho terá alegadamente facultado a um jornalista, cuja identidade não é revelada, sobre quatro aviões líbios que tinham estado em manutenção, em Alverca, em 2011. Nessa altura, a ONU já tinha aprovado sanções contra o governo de Muammar Khadafi.

Os juízes que condenaram Jorge Silva Carvalho a quatro anos e meio de pena suspensa, por violação do segredo de Estado e abuso de poder, suspeitam que ele possa ter cometido outros delitos, afiança o Público.

Assim, imputam a Costa responsabilidades por não terem conseguido apurar devidamente todas as responsabilidades de Silva Carvalho.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Devem ser magistrados do grupo dos que “fizeram a folha” a Sócrates.
    É curioso ver como quando aparece um governo que se preocupa mais com os pobres e procura dar um pouco mais ás classes média e baixa, aparecem logo uns quantos ressabiados, que se julgam ou sentem atingidos nos seus beneficios e mordomias, a especular ou a produzir afirmações que depois não provam, o que é estranho, para quem tem obrigação ( ou pelo menos devia ) de fazer afirmações provadas e comprovadas.
    Em “manobrar na sombra” são todos mestres, sejam esquerda ou direita, a diferença é que os de direita mantém intocáveis privilégios de alguma gente e os de esquerda não, por isso, incomodam a tal “alguma gente” habituada a estar num pedestal e que detém poder. O resultado depois é deste género.

  2. Comento 1 lugar o PSD ganha ileicoes, PS perde, , governa resaivado, põe o PSD na rua da amargura , , erdou BANCA ROUTA , governa bem sofremos mas tudo sertinho, o PS com raiva, , diz aumentar. Pensões, ordenados, aumentando aqui, ali para Inglês ver, encontro neste governo insensível, sem pena de quem sofre, os aumentos? ????? Que deles ????? Nada, as dívidas são demasiado assustador, . Quem vê isto com bons olhos , não votei neste partido , assim como muitos como eu , e PS ganha em votos ao PSD , como se não ganhou é agora que ganha, vão se catar com as sondagens, tudo TANGA

  3. Oh joanamonteiro…. foram……se!!Que texto incrível!Isto merece prémio do Guiness! nunca vi tanto erro por m2!!!! mesmo no seu conteúdo… só ressabiamentos “krida” não te trates não!!!

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …