DGS emite novas regras: mães com covid-19 devem amamentar de máscara

Uso de máscara durante a amamentação, testes à covid-19 nas primeiras 24 horas de vida e higiene cuidada são algumas das orientações da Direção-Geral de Saúde sobre cuidados a ter com recém-nascidos.

Esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um conjunto de novas orientações para o cuidado de recém-nascidos na maternidade no âmbito da pandemia de covid-19. O documento está acessível através deste link.

De acordo com as recomendações, quando a mãe é um caso confirmado ou suspeito de SARS-CoV-2, o parto “deve ocorrer num bloco de partos dedicado a casos suspeitos ou confirmados de covid-19 e só deverão estar presentes os elementos estritamente necessários”.

O recém-nascido de uma mãe infetada com o novo coronavírus “deve ser testado, sendo recomendado que o teste seja feito nas primeiras 24 horas após o nascimento”. Mediante o resultado, “se estiver clinicamente estável e assintomático, poderá ter alta acompanhando a mãe (se esta tiver alta) ou ficar a cargo de outro cuidador, que deverá estar saudável”.

Segundo o Observador, quando o recém-nascido é testado e o primeiro resultado é negativo, a DGS recomenda a repetição do teste 48 horas depois.

A DGS adianta que o contacto pele a pele e o alojamento após o parto deve ser considerado caso a caso, numa decisão partilhada entre a mãe e a equipa médica. Devem ser considerados “a condição clínica da mãe e do recém- nascido, o desejo de amamentar, os recursos existentes para separar o recém-nascido e as condições existentes para um alojamento conjunto em segurança”.

No caso de as mães optarem por fazer contacto pele a pele após o parto, deve cumprir-se uma “higiene rigorosa das mãos, mamas e tronco e utilizar máscara cirúrgica”.

Em relação à amamentação, este órgão salienta que “as mães infetadas devem amamentar com a utilização de máscara, após higiene cuidada das mãos e das mamas”. “Quando a mãe não está clinicamente capaz de amamentar ou quando foi definido o afastamento temporário, a extração mecânica pode ser uma alternativa e o leite pode ser administrado por um cuidador saudável”, lê-se no documento divulgado hoje.

A DGS sublinha ainda que o registo civil do recém-nascido pode ser pedido através da internet, no balcão do projeto Nascer Cidadão, e que a vacina contra a hepatite B deve continuar a ser administrada à nascença, assim como o rastreio neonatal (teste do pezinho), que deve continuar a ser efetuado entre o 3º e 6º dia de vida.

Devem ainda ser avaliados os critérios de elegibilidade de vacinação com a BCG.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …