A Mãe de Todas as Bombas está à espera de um filho

MOAB, a Mãe de Todas as Bombas

MOAB, a Mãe de Todas as Bombas

Os militares dos Estados Unidos estão a desenvolver uma versão em miniatura da arma conhecida como a “Mãe de Todas as Bombas”, lançada pela primeira vez este ano no Afeganistão.

De acordo com uma reportagem do Defense Tech, os militares norte-americanos estão a trabalhar na que consideram ser a “arma do futuro” da Força Aérea do país. Segundo o site, os engenheiros do Air Force Research Lab estão a desenvolver um projecto que usa novas tecnologias de produção de armamento – incluindo a impressão 3D.

“Nos últimos 10 anos temos estado a trabalhar na reprodução de bombas e munições através de técnicas inovadoras, como a impressão 3D”, explicou o investigador John Corley, responsável do Research Lab.

A impressão 3D permite incorporar a carga explosiva no interior da bomba, diminuindo o peso do projéctil, e distribuir melhor o explosivo, controlando o efeito da sua explosão.

(dr) Oriana Pawlyk / Defense Tech

As novas munições impressas em 3D pelo Research Lab da USAF têm a carga explosiva no interior.

As novas munições impressas em 3D pelo Research Lab da USAF têm a carga explosiva no interior.

Segundo Corley, o Research Lab está a desenvolver também uma bomba projectada para incluir efeitos selecionáveis. “Um dia, podemos querer que a mesma arma produza um efeito maior, e noutro dia um efeito menor, e agora já conseguimos controlar isso… controlando a altura a que ocorre a explosão”, explicou.

Esta abordagem, que está a ser aplicada a uma bomba semelhante à GBU-43 MOAB (Massive Ordnance Air Blast), ou “Mãe de Todas as Bombas”, e permite que uma mesma bomba possa ser usada com um impacto explosivo maior ou menor, consoante a missão a que se destina.

No passado dia 13 de abril, os militares dos EUA lançaram pela primeira vez a MOAB, que é a maior bomba não-nuclear do arsenal norte-americano, numa acção militar em e Nangarhar, no leste do Afeganistão, na qual foram mortos mais de 80 militantes terroristas do Daesh na sequência do ataque

Segundo o Pentágono, o lançamento da bomba, operado pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea norte-americana, foi feito a partir de um bombardeiro especial Lockheed MC-130, e o bombardeamento tinha como alvo cavernas jihadistas junto à fronteira com o Paquistão.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …