A “mãe-modelo” dos nazis afinal era judia

Deutsches Bundesarchiv / Wikimedia

Magda e Joseph Goebbels com os filhos

Magda e Joseph Goebbels com os filhos

Um documento encontrado por um historiador revela que o pai biológico da “mãe-modelo do Terceiro Reich” era um comerciante judeu que morreu no campo de concentração de Buchenwald.

Depois de se ter descoberto que o “Bebé Ariano Ideal” afinal era judeu, também a mãe ideal dos nazis se veio a revelar de ascendência inconveniente.

Magda Goebbels, a mulher do ministro da propaganda do regime nazi, Joseph Goebbels, foi sempre reconhecida como a “mãe-modelo do Terceiro Reich”, mas afinal era judia.

Segundo o El País, a descoberta foi feita pelo historiador Oliver Hilmes nos arquivos de Berlim através de um cartão de registo.

Há muito que a imprensa alemã suspeita que, durante toda a sua existência, Magda tinha escondido um segredo que a teria condenado à morte.

A revista Der Spiegel, por exemplo, sempre alimentou esses rumores, especialmente quando, há 15 anos, publicou um artigo no qual sugeria que nas veias da “mãe-modelo” corria sangue judeu.

De acordo com o jornal, o documento encontrado revela que o seu pai biológico, Richard Friedländer, era um comerciante judeu que acabou por morrer no campo de concentração de Buchenwald.

Nascida a 11 de novembro de 1901, Magda foi registada como Johanna Maria Magdalena e sempre adotou o apelido de solteira da mãe: Behrendt.

Foi essa circunstância que não terá chamado a atenção, escreve o diário espanhol, mas que agora é referida na nova biografia publicada pelo jornal alemão Bild.

Antes de Goebbels, Magda esteve casada com Herbert Quandt, um dos industriais mais poderosos da Alemanha e cuja família enriqueceu precisamente quando Hitler chegou ao poder.

Juntos tiveram um filho, Harald, mas viriam depois a separar-se, tendo Magda casado posteriormente com Goebbels em janeiro de 1932.

Tal como recorda o El País, o próprio Joseph Goebbels escreveu nos seus diários, em 1934, que a esposa tinha descoberto algo “horrível” relacionado com a sua biografia.

O casal perfeito do regime nazi viria a morrer a 30 de abril de 1945, dia em que Magda envenenou os seis filhos e depois se suicidou com o marido no bunker que tinham em Berlim.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De toda a dedicação desta esposa até mesmo depois de ter descoberto “algo “horrível” relacionado com a sua biografia” e a morte que escolheu para si e o assassinio dos filhos pode concluir-se que a “mãe-modelo do Terceiro Reich” era uma verdadeira NAZI, logo se pode deduzir que ser judeu não quer dizer não ser NAZI. E os terroristas são os palestinianos.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …