/

Bebé “Ariano Ideal” em revista de propaganda nazi afinal era judeu

Ohad Zwigenberg, Yedioth Ahoronot

Hessy Taft, a "Bebé Ariano Ideal" que afinal era judia

Hessy Taft, a “Bebé Ariano Ideal” que afinal era judia

O bebé “Ariano Ideal” que aparece na capa de uma revista da propaganda nazi, em 1935, era, na verdade, um bebé judeu.

A revelação foi feita pelo próprio bebé da foto, uma menina de nome Hessy Taft, hoje com 80 anos.

Hessy Taft doou uma cópia da revista ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, como parte da campanha Recolhendo Fragmentos, lançada em 2011 para convencer pessoas a doar materiais ligados ao Holocausto de modo a que fossem conservados para a posteridade.

Hessy, cujo nome de solteira é Levinson, nasceu em Berlim em 1934, filha de pais judeus originários da Letónia. Ambos músicos, os pais de Hessy chegaram à Alemanha em 1928 para trabalhar como cantores de ópera.

Taft contou aos funcionários do museu que o contrato do seu pai foi imediatamente cancelado, assim que as suas origens judias foram descobertas.

Concurso

Em 1935, a mãe de Hessy e a tia levaram-na a ser fotografada por Hans Ballin, um fotógrafo de renome em Berlim.

7 meses mais tarde, para surpresa da família, a empregada dos Levinson afirmou ter visto a foto da pequena Hessy na capa da revista nazi Sonnie ins Hous.

A fotografia tinha sido escolhida num concurso promovido pelo Departamento de Propaganda Nazi, chefiado por Joseph Goebbels.

A melhor fotografia, entre as 100 imagens capturadas pelos melhores fotógrafos alemães, representaria o “bebé alemão ariano ideal” e seria capa da revista.

Sem que a família Levinson soubesse, Ballin enviou a foto de Hessy e de outros 10 bebés. A ironia de a fotografia ser de uma bebé judia foi motivo de piada durante muito tempo na família.

A foto da menina foi igualmente distribuída em postais – em todo o país, e até na Lituânia.

Quando lhe perguntaram o que diria ao fotógrafo nos dias de hoje, Hessy respondeu: “Ainda bem que teve a coragem de o fazer”.

Fuga

Depois de fugir da Alemanha para Paris em 1938, a família escapou da ocupação nazi no norte da França em 1941, emigrando para Espanha e Portugal até conseguir embarcar num navio para Cuba.

Em 1949, os Levinson estabeleceram-se nos Estados Unidos, onde Hessy se formou em química na Universidade de Columbia e se casou, em 1959, com Earl Taft.

O casal tem actualmente dois filhos e quatro netos. Hessy é professora de química na Universidade de St. John’s.

Apesar de a sua família mais próxima ter sobrevivido ao Holocausto, a maior parte dos seus parentes foram mortos pelos nazis e seus colaboradores.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.