Bebé “Ariano Ideal” em revista de propaganda nazi afinal era judeu

Ohad Zwigenberg, Yedioth Ahoronot

Hessy Taft, a "Bebé Ariano Ideal" que afinal era judia

Hessy Taft, a “Bebé Ariano Ideal” que afinal era judia

O bebé “Ariano Ideal” que aparece na capa de uma revista da propaganda nazi, em 1935, era, na verdade, um bebé judeu.

A revelação foi feita pelo próprio bebé da foto, uma menina de nome Hessy Taft, hoje com 80 anos.

Hessy Taft doou uma cópia da revista ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, como parte da campanha Recolhendo Fragmentos, lançada em 2011 para convencer pessoas a doar materiais ligados ao Holocausto de modo a que fossem conservados para a posteridade.

Hessy, cujo nome de solteira é Levinson, nasceu em Berlim em 1934, filha de pais judeus originários da Letónia. Ambos músicos, os pais de Hessy chegaram à Alemanha em 1928 para trabalhar como cantores de ópera.

Taft contou aos funcionários do museu que o contrato do seu pai foi imediatamente cancelado, assim que as suas origens judias foram descobertas.

Concurso

Em 1935, a mãe de Hessy e a tia levaram-na a ser fotografada por Hans Ballin, um fotógrafo de renome em Berlim.

7 meses mais tarde, para surpresa da família, a empregada dos Levinson afirmou ter visto a foto da pequena Hessy na capa da revista nazi Sonnie ins Hous.

A fotografia tinha sido escolhida num concurso promovido pelo Departamento de Propaganda Nazi, chefiado por Joseph Goebbels.

A melhor fotografia, entre as 100 imagens capturadas pelos melhores fotógrafos alemães, representaria o “bebé alemão ariano ideal” e seria capa da revista.

Sem que a família Levinson soubesse, Ballin enviou a foto de Hessy e de outros 10 bebés. A ironia de a fotografia ser de uma bebé judia foi motivo de piada durante muito tempo na família.

A foto da menina foi igualmente distribuída em postais – em todo o país, e até na Lituânia.

Quando lhe perguntaram o que diria ao fotógrafo nos dias de hoje, Hessy respondeu: “Ainda bem que teve a coragem de o fazer”.

Fuga

Depois de fugir da Alemanha para Paris em 1938, a família escapou da ocupação nazi no norte da França em 1941, emigrando para Espanha e Portugal até conseguir embarcar num navio para Cuba.

Em 1949, os Levinson estabeleceram-se nos Estados Unidos, onde Hessy se formou em química na Universidade de Columbia e se casou, em 1959, com Earl Taft.

O casal tem actualmente dois filhos e quatro netos. Hessy é professora de química na Universidade de St. John’s.

Apesar de a sua família mais próxima ter sobrevivido ao Holocausto, a maior parte dos seus parentes foram mortos pelos nazis e seus colaboradores.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …