Mãe do atirador de El Paso alertou a polícia devido à arma do filho

Larry W. Smith / EPA

A mãe do alegado atirador que matou 22 pessoas e feriu outras 26, no passado sábado, alertou a polícia depois de ter descoberto que o filho tinha uma arma.

A mãe de Patrick Crusius telefonou para o departamento da polícia do Texas antes do tiroteio em El Paso, preocupada com o facto de o filho possuir uma AK-47, confirmaram os advogados da família à CNN.

Os advogados Chris Ayres e R. Jack Ayres contaram que a progenitora entrou em contacto com as autoridades porque estava preocupada com a situação, não só pela sua idade (21 anos), mas também pelo seu nível de maturidade e falta de experiência.

A polícia desvalorizou o alerta, explicando que o jovem já tinha idade legal para possuir uma arma. Durante a chamada, a mãe não se identificou nem deu o nome do seu filho e a polícia também não tentou apurar mais informação, revela a defesa.

Com base nas notícias do canal norte-americano, o sargento da polícia do Texas, Jon Felty, confirmou que a chamada aconteceu a 27 de junho e que um agente respondeu às questões da mulher.

Felty diz ainda que o polícia responsável pela chamada perguntou duas vezes à mãe do rapaz se este tinha motivações suicidas ou se já tinha ameaçado outras pessoas, tendo recebido resposta negativa.

De acordo com fontes ligadas à família, Patrick era um jovem normal, apenas indeciso em algumas questões como qualquer pessoa da sua idade, como se ia pedir transferência para uma universidade, iniciar carreira militar ou procurar um trabalho a tempo inteiro.

As autoridades do Texas já anunciaram que vão pedir pena de morte para o rapaz que abriu fogo num centro comercial em El Paso, causando 22 mortos e 26 feridos. Horas depois deste tiroteio, pelo menos dez pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas num segundo ataque, desta vez na cidade norte-americana de Dayton, no Estado de Ohio.

Depois do ataque, as autoridades norte-americanas descobriram que Patrick escreveu um manifesto a defender a supremacia branca e a manifestar-se contra os latinos na plataforma 8chan, entretanto encerrada.

Os dois tiroteios em menos de 24 horas fizeram multiplicar as críticas sobre a normalização do discurso de ódio nos Estados Unidos, com os democratas a culparem o “racismo” do Presidente norte-americano, Donald Trump, para estas coisas acontecerem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …