Em menos de 24h, dois tiroteios terão causado pelo menos 27 mortos nos Estados Unidos

Mike Nelson / EPA

Este sábado, várias pessoas morreram na sequência de um tiroteio na cidade de El Paso, no Estado do Texas, nos Estados Unidos.

Patrick Crusius, um homem de 21 anos e detido pela polícia, foi identificado como o autor do tiroteio na manhã deste domingo num supermercado Walmart perto do centro comercial Cielo Vista em El Paso, Texas, sul dos Estados Unidos. O ataque fez 20 vítimas mortais.

O autor dos disparos, natural de Allen, perto de Dallas, no Texas, terá atuado sozinho e a arma que utilizou foi apreendida.

Em conferência de imprensa, o governador do Texas, Greg Abbott, confirmou 20 vítimas mortais neste ataque, que fez pelo menos outros 24 feridos. “É um dos dias mais mortíferos da história do Texas”, disse Abbott, citado pela Reuters.

Manuel Lopez Obrador, presidente do México, já confirmou que entre as vítimas mortais estão pelo menos 3 mexicanos, aos quais se somam seis feridos. O tiroteio começou cerca das 10h00 (hora local, 16h00 em Lisboa).

Greg Allen, chefe da polícia de El Paso, indicou que as autoridades estão na posse de um manifesto do suspeito que indica “existir um nexo potencial para um crime de ódio“. O suspeito foi detido sem incidentes, indicaram as autoridades.

Agentes do FBI e da agência federal responsável pelo controlo de armas, explosivos, tabaco e álcool (ATF) foram enviados para o local, à semelhança do departamento de polícia de El Paso.

Através de uma mensagem no Twitter, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, qualificou de “terrível” o tiroteio em El Paso e referiu-se a “muitos mortos”.

“Terrível tiroteio em El Paso. As informações são muito más, há referência a muitos mortos”, referiu na mensagem. “Falei com o governador” do Texas, Gregg Abbott, para lhe “transmitir o apoio do governo federal”, acrescentou.

Fontes hospitalares de El Passo citadas pela agência noticiosa Associated Press referiram que estavam a ser assistidas 22 vítimas dos disparos, e confirmaram a morte de uma pessoa após a sua chegada a um dos hospitais.

El Paso, com cerca de 680.000 habitantes, está situada no oeste do Texas, junto à fronteira com o México e separada de Cidade Juárez pelo Rio Bravo del Norte (Rio Grande). Os tiroteios e ataques armados ocorrem com muita frequência nos Estados Unidos.

Na terça-feira, duas pessoas foram mortas e um polícia ferido num supermercado da cadeia Walmart no Mississippi. No domingo, três pessoas, incluindo um rapaz de 6 anos, foram mortas quando um atirador de 19 anos abriu fogo durante um festival de gastronomia de Gilroy na Califórnia, a sul de San Francisco.

Segundo tiroteio em 12 horas. Pelo menos dez mortos em Dayton

Várias pessoas foram atingidas por tiros este domingo na cidade americana de Dayton, Ohio, com a polícia a recear que o tiroteio tenha provocado pelo menos sete mortos, estando ainda a procurar um segundo atirador, segundo a imprensa local.

“O ‘scanner’ da polícia indicou que pode haver até sete mortos e a polícia está à procura de um segundo possível atirador que terá abandonado a área num carro escuro”, disse a rádio local WHIOTV7 citada pela agência EFE.

O tiroteio ocorreu na área da East 5th Street, no distrito de Oregon, a oeste do centro de Dayton, para onde se dirigiram vários polícias e ambulâncias.

Este novo tiroteio ocorreu horas depois de um outro num supermercado em El Paso, Texas, onde morreram pelos menos 20 pessoas e outras 26 ficaram feridas.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …

Rui Rio, líder do PSD

Rio tem dois trunfos na manga: o perfil de primeiro-ministro e a "injustiça" do desafio de Rangel

Rui Rio tem dois trunfos na manga: além de querer provar que é melhor candidato a primeiro-ministro, quer também convencer os militantes de que Rangel não pensou no interesse do país quando votou contra o …

Jovem morto à facada no metro de Lisboa. Videovigilância será fundamental para explicar crime

Um jovem, menor de idade, foi assassinado, esta quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Terá sido esfaqueado por dois jovens da mesma idade, que estão a ser procurados pelas autoridades. Segundo fonte oficial …