8chan “é um esgoto de ódio”. Fórum onde autores de massacres fazem manifestos racistas encerrado

Larry W. Smith / EPA

O proprietário do fórum de Internet 8chan, no qual o autor do massacre de El Passo, no Texas, havia publicado um “manifesto” racista, invocou a liberdade de expressão para considerar o encerramento do fórum uma decisão “cobarde”.

Num vídeo publicado na terça-feira no YouTube, Jim Watkins, um norte-americano baseado nas Filipinas, condena a tragédia dos dois assassinatos ocorridos no fim de semana nos Estados Unidos, que mataram 22 pessoas em El Paso e nove outras em Dayton (Ohio), e garante que o 8chan não violou nenhuma lei.

Contudo, passa a maior parte dos sete minutos e meio que dura o vídeo a denunciar o encerramento do seu fórum. “Na verdade, é um comportamento perturbador”, diz

“Somos uma das últimas empresas independentes a oferecer um lugar onde as pessoas podem escrever os seus pensamentos sem terem que se preocupar se estes são prejudiciais para um grupo em particular”.

Matthew Prince, o chefe da empresa americana Cloudflare, que cessou o seu contrato de serviços com o 8chan no domingo, acusou o fórum de ser um “esgoto de ódio”.

Desde então, o 8chan permanece offline porque um site onde o fórum se tinha refugiado também foi privado de serviços por um outro fornecedor, disse Watkins, afirmando que a decisão da Cloudflare lhe estava a causar um grande prejuízo.

“É lamentável que este espaço onde a palavra é livre esteja temporariamente inacessível. Estamos a trabalhar para restaurar os serviços”, acrescentou.

Para Watkins, as medidas visando o 8chan inscrevem-se num processo de “consolidação do poder” de alguns grupos como a televisão e o rádio. “Isso vai silenciar as massas e privá-las de qualquer espaço para exprimir as suas mensagens”, afirma.

Pouco antes do tiroteio mortal de El Paso, no sábado, o atirador, Patrick Crusius, publicou no 8chan um “manifesto” racista em que mencionava uma “invasão hispânica” do Texas. Além disso, elogiou o massacre, em março, de 51 pessoas em duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia, cujo autor havia anunciado as suas intenções no 8chan.

O fundador da 8chan, Frederick Brennan, que rompeu todas as suas ligações ao site, pediu no domingo o seu encerramento. “Assim que soube de um assassinato em massa, concordei que teríamos de descobrir se havia uma conexão com o 8chan”, disse, em declarações ao jornal New Tork Times.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Banksy só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …