8chan “é um esgoto de ódio”. Fórum onde autores de massacres fazem manifestos racistas encerrado

Larry W. Smith / EPA

O proprietário do fórum de Internet 8chan, no qual o autor do massacre de El Passo, no Texas, havia publicado um “manifesto” racista, invocou a liberdade de expressão para considerar o encerramento do fórum uma decisão “cobarde”.

Num vídeo publicado na terça-feira no YouTube, Jim Watkins, um norte-americano baseado nas Filipinas, condena a tragédia dos dois assassinatos ocorridos no fim de semana nos Estados Unidos, que mataram 22 pessoas em El Paso e nove outras em Dayton (Ohio), e garante que o 8chan não violou nenhuma lei.

Contudo, passa a maior parte dos sete minutos e meio que dura o vídeo a denunciar o encerramento do seu fórum. “Na verdade, é um comportamento perturbador”, diz

“Somos uma das últimas empresas independentes a oferecer um lugar onde as pessoas podem escrever os seus pensamentos sem terem que se preocupar se estes são prejudiciais para um grupo em particular”.

Matthew Prince, o chefe da empresa americana Cloudflare, que cessou o seu contrato de serviços com o 8chan no domingo, acusou o fórum de ser um “esgoto de ódio”.

Desde então, o 8chan permanece offline porque um site onde o fórum se tinha refugiado também foi privado de serviços por um outro fornecedor, disse Watkins, afirmando que a decisão da Cloudflare lhe estava a causar um grande prejuízo.

“É lamentável que este espaço onde a palavra é livre esteja temporariamente inacessível. Estamos a trabalhar para restaurar os serviços”, acrescentou.

Para Watkins, as medidas visando o 8chan inscrevem-se num processo de “consolidação do poder” de alguns grupos como a televisão e o rádio. “Isso vai silenciar as massas e privá-las de qualquer espaço para exprimir as suas mensagens”, afirma.

Pouco antes do tiroteio mortal de El Paso, no sábado, o atirador, Patrick Crusius, publicou no 8chan um “manifesto” racista em que mencionava uma “invasão hispânica” do Texas. Além disso, elogiou o massacre, em março, de 51 pessoas em duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia, cujo autor havia anunciado as suas intenções no 8chan.

O fundador da 8chan, Frederick Brennan, que rompeu todas as suas ligações ao site, pediu no domingo o seu encerramento. “Assim que soube de um assassinato em massa, concordei que teríamos de descobrir se havia uma conexão com o 8chan”, disse, em declarações ao jornal New Tork Times.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …