Maduro acusa Colômbia de ter plano para infetar venezuelanos

Cristian Hernandez / Lusa

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou na quarta-feira o seu homólogo colombiano, Iván Duque, de um plano para infetar venezuelanos que regressaram da Colômbia com a Covid-19.

Durante uma reunião com parte do seu gabinete, Nicolás Maduro, citado pela agência de notícias Efe, afirmou que Iván Duque teria dado “uma ordem para fazer tudo o que se possa fazer para contaminar a Venezuela”.

O alegado plano passaria por “trazer venezuelanos infetados” a viver na Colômbia de volta ao seu país.

A Venezuela registou na quarta-feira 75 novos casos de covid-19, 67 dos quais “importados”, com 66 provenientes da Colômbia, disse Maduro, precisando que todos estes casos permanecerão nas povoações fronteiriças até serem dados como curados.

“É duro […], mas mais duro é que contaminem o país, que entrem e contaminem toda a Venezuela, como deseja Iván Duque”, declarou, garantindo que tem “provas” do que afirma.

O Presidente venezuelano sustentou ainda que “bandos organizados” do lado colombiano da fronteira “estão a passar estes venezuelanos por passagens informais”, tendo pedido a ajuda da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) nesta zona.

“Eles [os venezuelanos que regressaram da Colômbia] saíram sãos”, disse Maduro. “Eles presumem que foram contaminados nos autocarros” em que foram transportados até às zonas limítrofes, disse Maduro, precisando que esta denúncia “está a ser averiguada”.

Maduro pediu à Força Armada Nacional Bolivariana e às forças de segurança para estarem “alerta” face à “maldade professa de contaminar gente”, sem especificar o método pelo qual a Colômbia teria infetado cidadãos venezuelanos.

Cinco milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos seis anos, para fugir à crise económica, tendo cerca de 50.000 regressado ao país durante a pandemia, de acordo com os dados oficiais.

A Venezuela cumpriu esta quarta-feira um mês sem registo de mortes por Covid-19, totalizando dez óbitos desde o início da pandemia, segundo dados das autoridades venezuelanas.

O país conta também com um total de 824 infetados, um dos valores mais baixos do mundo. Quase metade dos novos casos (44%) registaram-se nos últimos cinco dias.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …