Madeira está há duas semanas sem novos casos. Mas o sucesso tem um sabor agridoce

Há 14 dias que não se registam novos casos de covid-19 na Madeira. No entanto, com os hotéis fechados e a ausência de turistas, o sabor do sucesso é agridoce.

De acordo com um novo comunicado, citado pelo Expresso, há 14 dias que não se registam alterações na Madeira: 90 casos positivos, 64 recuperados e 26 ativos. Segundo o semanário, a forma como as equipas de saúde pública agiram permitiu conter as 11 cadeias de transmissão identificadas e o trabalho no terreno vai agora ser complementado pelo estudo genético ao vírus.

A sequenciação do genoma do vírus com origem na Madeira está a ser feita pelo Instituto Ricardo Jorge e poderá ajudar a perceber por que motivo a doença teve poucos casos severos no arquipélago.

Os bons resultados da Madeira permitiram dar início ao desconfinamento, a um ritmo muito diferente do resto do país: os cabeleireiros, centros comerciais e as lojas de rua abriram no início de maio, na semana seguinte os ginásios retomaram atividade, ainda que com muitas regras.

O acesso às praias deixou também de estar vedado e o regresso foi feito a pézinhos de lã, com regras e muita vigilância. Os cafés e restaurantes reabriram, mas são poucos os clientes. Os funcionários públicos voltaram ao trabalho a 18 de maio e os autocarros da empresa Horários do Funchal começaram a circular com horário normal.

O Expresso adianta que as escolas devem abrir em setembro ou para aulas de apoio aos alunos do 11.º e 12.º anos. O ensino secundário tem estado a funcionar em regime de telescola e ainda não se sabe se as creches e infantários reabrem antes de setembro.

A quarentena obrigatória para quem chega a Porto Santo, oriundo da Madeira, foi levantada No entanto, a Madeira vive do turismo e, sem ele, a reabertura e o sucesso na contenção da doença traz muito poucos frutos. A crise económica e social ofusca os bons resultados e os próximos tempos avizinham-se com grade agitação política.

A Madeira precisa de turistas e o objetivo é que comecem a chegar em junho, altura em que deverão reabrir alguns hotéis e a TAP passará a ter um voo diário para a região. Ainda que seja um risco em termos de saúde, não será suficiente para conter os estragos de dois meses sem turistas.

O Governo regional injetou na economia e para os apoios sociais 240 milhões de euros: para um primeiro momento, disponibilizou uma linha de crédito de 100 milhões de euros, que podem ser a fundo perdido se houver manutenção dos postos da trabalho, e duplicou a ajuda aos trabalhadores independentes que perderam os rendimentos.

Contudo, o apoio de emergência às empresas está a esgotar-se. Desta vez, escreve o Expresso, a Madeira não pede dinheiro, mas sim uma moratória sobre o pagamento de duas prestações do empréstimo feito ao Estado em 2012 – que vencem em julho e em janeiro do próximo ano, no valor de 98 milhões – e uma autorização para contrair um empréstimo de 500 milhões de euros.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É inadmissível que digam que os funcionários públicos voltaram ao trabalho no dia 18 de maio. Pura mentira.
    Trabalho na administração pública regional e laborei no meu local de trabalho todos os dias desde o início da crise. Além disso, ninguém me pagou o tempo que trabalhei todos os fins de semana em casa, em serviço público.
    À parte disso, tive colegas em teletrabalho a dar o litro e a enviar contributos todas as noites e ao fim de semana, em prol do bem público.
    Vergonhosa esta afirmação.

  2. Previlegiados ganhando na maioria o ordenado mínimo!….Haja decoro e respeito pelos funcionários públicos , como em todos os postos de trabalho há bons e maus trabalhadores

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …