Eleições na Madeira. PSD quer maioria absoluta e PS diz-se pronto para ganhar

PS Madeira / Flickr

Paulo Cafôfo

O PSD Madeira vai a eleições a 22 de setembro e quer lutar para a maioria absoluta. Também o PS se diz pronto para ganhar, afirmando ser a única alternativa democrática na região. 

O secretário-geral do PSD-Madeira, José Prada, afirmou nesta segunda-feira que o partido entra em todas as eleições para ganhar “sempre com maioria absoluta” e é com esta intenção que avança para as eleições regionais de 22 de setembro.

“Temos a certeza de que esta lista é a melhor para representar e defender os madeirenses e porto-santenses no parlamento regional”, disse José Padra, após a entrega da candidatura social-democrata no Tribunal da Comarca da Madeira, no Funchal.

O secretário-geral do PSD considera que a lista encabeçada por Miguel Albuquerque, candidato a um segundo mandato na presidência do governo regional, representa “todos os madeirenses e porto-santenses”.

“É uma lista que engloba e mobiliza os 11 concelhos da Região Autónoma da Madeira e é uma lista renovada”, declarou, explicando que, dos 47 elementos efetivos (número total de deputados no Parlamento), 32 são novos, e, dos 24 que garantem a maioria absoluta, nove são estreantes e um terço mulheres.

“É com estes homens e com estas mulheres que iremos apelar à população, ao povo madeirense, que vote no PSD para ganharmos as eleições de 22 de setembro”, disse, sublinhando que o partido “entra em todas as eleições para ganhar e é sempre com maioria absoluta”.

O secretário-geral do partido, que é também candidato a deputado, considerou, por outro lado, que a possibilidade de o PSD se coligar para formar governo é um “não-assunto”. “O PSD entra nesta campanha, entra nestas eleições, para ganhar e com maioria absoluta”, vincou.

PS pronto para ganhar

Do lado dos socialistas, o cabeça de lista, Paulo Cafôfo, afirmou que está “preparado” para ser presidente do Governo Regional e manifestou-se pouco preocupado com “coligações e arranjos eleitorais”.

“O Partido Socialista é o único que está em condições de assegurar a alternativa democrática nesta região – e os madeirenses querem mudar – e essa mudança só é possível com o PS”, disse, após a entrega das listas de candidatos às eleições.

Paulo Cafôfo sublinhou que a grande preocupação da candidatura foi, desde a primeira hora, analisar os problemas do arquipélago e definir as soluções. “Estou preparado para ser presidente do governo, o PS está preparado para ganhar as eleições e não estamos aqui preocupados com coligações”, disse.

O cabeça de lista socialista, que é independente, lembrou, no entanto, que as coligações não lhe são estranhas, pois governou desse modo a Câmara Municipal do Funchal entre 2013 e 2019, primeiro à frente da Mudança (PS/BE/MPT/PTP/PAN/PDN) e depois da Confiança (PS/BE/JPP/PDR/Nós, Cidadãos!).

“Tenho experiência a esse nível, porque também sou uma pessoa de diálogo, que gosta de estabelecer pontes, de convergências e de pôr o interesse da Madeira à frente de qualquer outro interesse”, reforçou.

Paulo Cafôfo disse, por outro lado, que a candidatura do PS dá “garantias de qualidade” e demonstra “abertura à sociedade civil”, considerando que integra vários independentes, jovens, representantes dos 11 concelhos da região autónoma e também nove mulheres nos primeiros 24 lugares, o número mínimo de deputados para a maioria absoluta.

“São inúmeros os problemas que temos de resolver”, salientou, dizendo que, em 22 de setembro, está em causa uma opção entre a continuidade do PSD e a mudança para o PS.

“É uma opção pela continuidade, dos mais dos mesmos, aqueles que não resolveram nos últimos quatro anos, para não dizer nos últimos 40 anos, os problemas da região e uma lista inovadora, positiva, com uma estratégia para a região, com soluções concretas”.

Tal como recorda o semanário Expresso, a Madeira vai a eleições a 22 de setembro e, pela primeira vez em 43 anos, há incerteza quanto ao resultado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou "rochas brilhantes" relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua. De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado …

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …