O presidente do Governo Regional da Madeira assegurou esta quinta-feira que vai manter as condecorações atribuídas a Cristiano Ronaldo, independentemente de a Presidência da República o poder fazer.
“Não quero saber da República para nada. Aqui, na Madeira, o Cristiano Ronaldo é e sempre foi visto como pessoa de bem”, declarou Miguel Albuquerque aos jornalistas, à margem da apresentação da Carta Regional de Equipamentos de Saúde da Região.
Miguel Albuquerque assegurou que a região vai “manter as condecorações” ao jogador, natural da Madeira, argumentando que “aquele processo não tem nada a ver nem com conhecimento, nem a prática, nem a intenção de enganar ninguém”.
No entender do chefe do executivo madeirense, é “apenas uma questão de interpretação relativamente à questão fiscal”, apontou, vincando que “ele não é nenhum criminoso, antes pelo contrário, é uma pessoa que sempre lutou pelo seu país, representou o seu país e é o português mais prestigiado no mundo”.
“Portanto, se a República quiser fazer isto ou aquilo, não quero saber. Aqui, na Madeira, mantém-se tudo como está”, assegurou.
A Presidência da República disse na quarta-feira que aguarda a versão da decisão final das autoridades espanholas sobre a condenação por fraude fiscal de Cristiano Ronaldo, para, eventualmente, se pronunciar sobre a retirada de condecorações ao futebolista.
“Aguardamos a versão autêntica da decisão final das autoridades espanholas. Depois de apurados os factos, se tal se justificar, os competentes Chanceleres das Ordens Honoríficas pronunciar-se-ão, nos termos da lei”, disse à agência Lusa a assessoria de imprensa da Presidência da República.
Na terça-feira, Ronaldo tinha sido condenado pela justiça espanhola a dois anos de prisão, com pena suspensa, substituída por uma multa de 365.000 euros, e a edição do dia seguinte do jornal Público noticiou que o avançado pode perder as duas condecorações atribuídas por Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, em 2014 e 2016, respetivamente.
O jogador da Juventus reconheceu a culpa em quatro crimes de fraude fiscal, cometidos entre 2011 e 2014, no valor total de 5,5 milhões de euros.
// Lusa
será que os que roubaram bancos e empresas e que foram condecorados pelos governos e presidentes da republica tambem ficaram sem essas condecoraçoes?
o Zeinal Bava tambem perdeu a sua depois de saberem que foi um fiasco?
e os otros?
pelo menos eu nao ouvi nenhuma noticia sobre isso
Não ouviste nem leste porque talvez tenhas ido ao WC nessa altura…
Mas agora tens a oportunidade de te redimir:
https://zap.aeiou.pt/armando-vara-condecoracao-ordem-infante-236133
erá que também foges ao fisco? se assim for és conivente de um crime fiscal.
Meus amigos, deixem me relembrar-vos o que em 1982, dia15/05, o Prof. Dr. Rui Alarcão,Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra disse, no seu discurso de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa por todas as Faculdades ao Papa João Paulo II, e cito de memória:
Santidade, hoje e neste caso a honra da atribuição destes títulos honoríficos não está em quem os recebe mas sim EM QUEM OS CONCEDE…
Identicamente a honra dos títulos honoríficos ao nosso representante Universal honram muito mais quem os concedeu dos que quem os recebeu…
Compreende se plenamente a posição do governo da madeira e aí da república se se atrever a propor a sua retirada!
Eu proporia um referendo de auscultação popular.
O Ronaldo não roubou, violou, estuprou ou assassinou… Caiu numa armadilha fiscal onde as movimentações de milhões facilmente acontecem…
Deixemos nos de aventuras de denegrindo os nossos maiores símbolos nacionais….
“Se não quer saber da república para nada” peça a independencia já.
“Não quero saber da república para nada” Então só tem um caminho sr. Miguel peça a indepêndencia.
Ou então o amigo CR7 pode fazer-lhe uma entrada por trás… como dizem que terá feito na outra… contra a sua vontade…
Mais do que apoiado! E se possível com efeitos retroativos. Os Miguéis e suas quadrilhas, sejam de que partido forem, tem total direito à independência, e assim serem livres como deve de ser. Não há o direito da República continuar a ser colonialista e a viver à conta da Madeira. Viva a futura República dos Miguéis!
Aqui está o povinho pobre e analfabeto a dar-lhe carta verde, a este grande bem feitor que dá pontapés numa bola.
Ele terá caído numa “ratoeira fiscal” dizem aqui o plebeus. Para além de pouca capacidade de raciocínio também gostam de desculpar os pequenos vícios deste pequeno país onde têm-se sempre razão para fazer as piores coisas.
Se fosse eu a dever €50 às finanças e me penhorassem o carro, era porque merecia, quando o outro “esquece” de declarar 5 milhões mais coisa menos coisa, é um pobre coitado no meio duma cabala.
Epá, estes tugas, se não existissem tinham de ser inventados… Santa ignorância!
Imposto é roubo, quem sonega se auto defende
A Republica sempre serviu dar de mamar a estes reizinhos da Madeira que não sei porque saem impunes após anos a mamar e a estoirar milhões em foguetes.
Esse cara de chibo com olhos pintados que vá ler as publicações sobre condecorações
“Não quer saber da República para nada” até terem uma nova catástrofre !
Depois até juntam as mãozinhas como quem implora a Santa Bárbara por umas moedinhas…
Uma CAMBADA !