Marcelo está a estudar espaço na lei para manter condecorações de Ronaldo

José Sena Goulão / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao Conselho das Ordens para avaliar se Cristiano Ronaldo pode manter as condecorações nacionais.

O Presidente da República pediu um parecer ao Conselho das Ordens sobre o caso de Cristiano Ronaldo. Segundo o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa quer saber se o facto de o futebolista ter pago uma coima para substituir a pena suspensa de 23 meses lhe permite manter as condecorações que recebeu do Estado. O semanário avança que o jurista Marcelo vê espaço para a absolvição.

Ronaldo foi condecorado em 2014 por Aníbal Cavaco Silva com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2016, por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Segundo a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas, um cidadão condecorado “perde automaticamente o título que lhe foi concedido se for condenado por sentença judicial transitada em julgado pela prática de crime doloso punida com pena de prisão superior a três anos”.

Além disso, entre os deveres dos condecorados encontra-se o de “regular o seu procedimento público e privado pelos ditames da virtude e da honra”, preceito que pode chocar com o caso de Ronaldo, condenado por fuga ao fisco a 23 meses de prisão com pena suspensa e uma multa de 18,8 milhões de euros.

Em relação a este caso Marcelo tem dúvidas e, por isso, pediu um parecer. Agora, caberá às Chanceleres das Ordens em causa – Manuela Ferreira Leite das Ordens Nacionais e Helena Nazaré das Ordens de Mérito – decidir.

Ao semanário, fonte da Presidência da República adiantou que é provável que o Conselho das Ordens peça a decisão judicial espanhola para, posteriormente, avaliar se a substituição da pena suspensa pelo pagamento de uma coima adicional decidida pelo jogador, permite limpar o registo de cadastro.

Em caso de resposta positiva, isso é compatível com a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As leis quando são feitas são para todos sem excepção, nem ronaldos nem generais nem ministros ou quem quer que seja devera estar acima de qualquer lei num estado de democraciao seu prestígio como jogador nunca lhe sera retirado mas suas condecorações de acordo com o descrito sim. Ponto final parágrafo.

  2. E se um dia mais tarde vier a provar-se que o CR7 deu cabo da traseira da outra contra a sua vontade? Nessa altura também se vão manter as condecorações?

RESPONDER

Já há 58 candidatos para a escola de pastores da região Centro

A escola de pastores, um projeto-piloto integrado no Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro, arranca no dia 23 de setembro e conta, até ao momento, com 58 candidatos inscritos. Em comunicado, a …

Interesse na compra da TVI faz ações da Cofina subir mais de 5%

As ações da Cofina subiam esta segunda-feira mais de 5%, depois de na semana passada a dona do Correio da Manhã ter confirmado que estava a negociar com a Prisa a compra da Media Capital, …

Boris Johnson rejeita convocar o Parlamento durante as férias

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, rejeitou esta segunda-feira a ideia de convocar o Parlamento durante as férias, depois da divulgação de documentos alertando para a escassez de alimentos e outros bens no caso de um …

Donald Trump partilha imagem da Trump Tower na Gronelândia

Donald Trump prometeu não construir uma Trump Tower na Gronelândia, o território autónomo da Dinamarca que quer comprar por ser um “grande negócio imobiliário”. A fotomontagem foi publicada no Twitter pelo Presidente dos Estados Unidos. A …

Dia vira noite. Às 15 horas já estava escuro em São Paulo

Uma frente fria encontrou-se com uma massa de ar que continha partículas de incêndios florestais da região da Amazónia. O choque de temperatura entre as duas massas, teve como resultado o escurecimento do dia. Durante a …

Zé Luís rejeitou salário três vezes mais alto para vir para o FC Porto

Com a ambição de representar o FC Porto, Zé Luís teve de fazer sacrifícios a nível financeiro. O cabo-verdiano rejeitou uma proposta da China com um salário muito mais alto. Zé Luís parece começar a justificar …

Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como "ameaça ao Estado"

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços - e lembrando que assim caiu um governo no Chile. O executivo receou que fosse uma …

Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um …

TAP vai deixar de contar para o défice orçamental

A 15 dias das eleições legislativas, o défice orçamental de 2018 vai ser revisto em baixa. Em causa estão os prejuízos da TAP que deixam de influenciar as contas nacionais. A alteração será comunicada a duas …

Imigrantes desesperam com atrasos no SEF. Bloco questiona Governo

As marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020, levando muitos imigrantes a ficar em risco de irregularidade. A espera para conseguir …