Marcelo está a estudar espaço na lei para manter condecorações de Ronaldo

José Sena Goulão / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao Conselho das Ordens para avaliar se Cristiano Ronaldo pode manter as condecorações nacionais.

O Presidente da República pediu um parecer ao Conselho das Ordens sobre o caso de Cristiano Ronaldo. Segundo o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa quer saber se o facto de o futebolista ter pago uma coima para substituir a pena suspensa de 23 meses lhe permite manter as condecorações que recebeu do Estado. O semanário avança que o jurista Marcelo vê espaço para a absolvição.

Ronaldo foi condecorado em 2014 por Aníbal Cavaco Silva com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2016, por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Segundo a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas, um cidadão condecorado “perde automaticamente o título que lhe foi concedido se for condenado por sentença judicial transitada em julgado pela prática de crime doloso punida com pena de prisão superior a três anos”.

Além disso, entre os deveres dos condecorados encontra-se o de “regular o seu procedimento público e privado pelos ditames da virtude e da honra”, preceito que pode chocar com o caso de Ronaldo, condenado por fuga ao fisco a 23 meses de prisão com pena suspensa e uma multa de 18,8 milhões de euros.

Em relação a este caso Marcelo tem dúvidas e, por isso, pediu um parecer. Agora, caberá às Chanceleres das Ordens em causa – Manuela Ferreira Leite das Ordens Nacionais e Helena Nazaré das Ordens de Mérito – decidir.

Ao semanário, fonte da Presidência da República adiantou que é provável que o Conselho das Ordens peça a decisão judicial espanhola para, posteriormente, avaliar se a substituição da pena suspensa pelo pagamento de uma coima adicional decidida pelo jogador, permite limpar o registo de cadastro.

Em caso de resposta positiva, isso é compatível com a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As leis quando são feitas são para todos sem excepção, nem ronaldos nem generais nem ministros ou quem quer que seja devera estar acima de qualquer lei num estado de democraciao seu prestígio como jogador nunca lhe sera retirado mas suas condecorações de acordo com o descrito sim. Ponto final parágrafo.

  2. E se um dia mais tarde vier a provar-se que o CR7 deu cabo da traseira da outra contra a sua vontade? Nessa altura também se vão manter as condecorações?

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …