Marcelo está a estudar espaço na lei para manter condecorações de Ronaldo

José Sena Goulão / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao Conselho das Ordens para avaliar se Cristiano Ronaldo pode manter as condecorações nacionais.

O Presidente da República pediu um parecer ao Conselho das Ordens sobre o caso de Cristiano Ronaldo. Segundo o Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa quer saber se o facto de o futebolista ter pago uma coima para substituir a pena suspensa de 23 meses lhe permite manter as condecorações que recebeu do Estado. O semanário avança que o jurista Marcelo vê espaço para a absolvição.

Ronaldo foi condecorado em 2014 por Aníbal Cavaco Silva com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em 2016, por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Segundo a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas, um cidadão condecorado “perde automaticamente o título que lhe foi concedido se for condenado por sentença judicial transitada em julgado pela prática de crime doloso punida com pena de prisão superior a três anos”.

Além disso, entre os deveres dos condecorados encontra-se o de “regular o seu procedimento público e privado pelos ditames da virtude e da honra”, preceito que pode chocar com o caso de Ronaldo, condenado por fuga ao fisco a 23 meses de prisão com pena suspensa e uma multa de 18,8 milhões de euros.

Em relação a este caso Marcelo tem dúvidas e, por isso, pediu um parecer. Agora, caberá às Chanceleres das Ordens em causa – Manuela Ferreira Leite das Ordens Nacionais e Helena Nazaré das Ordens de Mérito – decidir.

Ao semanário, fonte da Presidência da República adiantou que é provável que o Conselho das Ordens peça a decisão judicial espanhola para, posteriormente, avaliar se a substituição da pena suspensa pelo pagamento de uma coima adicional decidida pelo jogador, permite limpar o registo de cadastro.

Em caso de resposta positiva, isso é compatível com a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. As leis quando são feitas são para todos sem excepção, nem ronaldos nem generais nem ministros ou quem quer que seja devera estar acima de qualquer lei num estado de democraciao seu prestígio como jogador nunca lhe sera retirado mas suas condecorações de acordo com o descrito sim. Ponto final parágrafo.

  2. E se um dia mais tarde vier a provar-se que o CR7 deu cabo da traseira da outra contra a sua vontade? Nessa altura também se vão manter as condecorações?

RESPONDER

Cientistas criaram o som mais alto de sempre

O som foi produzido debaixo de água ao fazer colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X. O barulho gerado é superior ao do lançamento de um foguete. A experiência foi realizada como parte de …

Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro. O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é …

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …