Madeira dá 1,5 milhões de euros em isenções fiscais a filha do ditador Obiang

equatorial_guinea / Flickr

O pesidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema

A filha do presidente da Guiné Equatorial teve benefícios fiscais do Estado português no valor de 1,5 milhões de euros, através de duas empresas que criou na Zona Franca da Madeira.

Segundo uma investigação do jornal Público, a filha do ditador Teodoro Obiang, escolheu a Zona Franca da Madeira (ZFM) para abrir duas empresas: a primeira sociedade em 2013, a Coralco, e uma segunda que será o “espelho” da primeira, a Masela, em 2018.

Abrir negócios na Zona Franca da Madeira já permitiu a Francisca Nguema Jiménez beneficiar de incentivos fiscais de pelo menos 1,5 milhões de euros, à boleia de um IRC de 5%.

As empresas têm como sede um 1º andar de uma rua no centro do Funchal e têm como gerente Francisco José Gouveia, que é administrador de 15 empresas com sede naquele mesmo prédio.

Embora tenha um regime fiscal mais favorável, a chamada offshore da Madeira é mais transparente do que outras famosas offshores, como o Panamá, dado que na zona franca em sono nacional é possível saber quem são as empresas e os respetivos proprietários.

Desde julho, a Comissão Europeia est  a fazer uma “investigação aprofundada” às isenções fiscais atribuídas pela ZFM durante o “regime III” (até dezembro de 2014). Aliás, foi neste mesmo período que a Coralco foi criada e beneficiou do primeiro benefício fiscal.

Ana Gomes escreveu, a 1 de outubro, uma carta à comissão europeia e à Autoridade Bancária Europeia a alertar para a presença da Coralco na Madeira. A eurodeputada alerta que a presença de empresas da filha do presidente equato-guineense pode “ilustrar o branqueamento de capitais e os esquemas de evasão fiscal usados por esta PPE [Pessoas Politicamente Expostas] de uma cleptocracia”.

O Público dá conta de que, em cartas anteriores, Ana Gomes alertou para outros problemas no país, como a violação de direitos humanos e a perseguição de opositores políticos.

Além das atividades indicadas no registo comercial e das contas apresentadas ao fisco, o jornal não conseguiu verificar o que fazem as duas empresas na madeira. Nenhuma dekas tem site e o escritório que representará Francisca Nguema Jiménez em Espanha, L&S Abogados, não respondeu a nenhuma pergunta do matutino.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Minicérebro criado em laboratório consegue contrair músculos

Cientistas criaram em laboratório um minicérebro que se conectou espontaneamente à medula espinal de uma cobaia. O organóide foi também o primeiro da história a iniciar o movimento muscular. Composto por cerca de dois milhões de …

Orangotango sedado encontrado na bagagem de passageiro russo

Um turista russo que tentava traficar um orangotango foi detido em Bali, Indonésia, na sexta-feira. Andrei Zhestkov queria levar o animal para a Rússia e transformá-lo num animal de estimação. As autoridades do aeroporto indonésio decidiram …

Freddie Mercury quis que Mary Austin escondesse as suas cinzas (e já se sabe porquê)

Freddie Mercury é um dos ícones inquestionáveis da história da música. A sua maneira de entender o rock, a sua voz e a sua maneira de se mover no palco fizeram dele um dos melhores …

Fotógrafo pessoal de King Jong-un foi despedido. Estava demasiado perto

O fotógrafo pessoal do governante norte-coreano Kim Jong-un foi despedido do seu cargo e expulso do Partido Trabalhista por violar a "regra dos dois metros", ao tirar fotografias do líder supremo a uma distância muito …

Suplementos alimentares não previnem a depressão

A toma de suplementos alimentares mostrou-se incapaz de prevenir a depressão, segundo um estudo realizado em mais de mil pessoas de quatro países europeus. Os investigadores quiseram testar se a toma de suplementos nutricionais ou alimentares, …

A Wikipédia esteve em baixo (e foi de propósito)

Quatro linguagens da Wikipédia estiveram em baixo na quinta-feira: alemão, eslovaco, checo e dinamarquês - e não foi um erro técnico. Foi um protesto contra a nova lei que provavelmente será aprovada pelo Parlamento Europeu na próxima …

Cruzeiro à deriva na Noruega. Mais de 1300 pessoas resgatadas de helicóptero

Um navio de cruzeiro com cerca de 1.300 passageiros a bordo encontra-se, este sábado, à deriva na costa norueguesa, enfrentando um estado de tempo adverso, com vento forte. "O navio de cruzeiro Viking Sky lançou um …

“Coletes amarelos” passam despercebidos em Paris

Com os locais habituais de manifestação interditos e reforço militar junto às principais instituições francesas, os “coletes amarelos” são ainda em pequeno número na capital e quase invisíveis entre turistas e parisienses. A manhã na capital …

Número de mortos em Moçambique sobe para 417

O número de mortos em Moçambique devido à passagem do ciclone Idai subiu para 417, anunciou este sábado o ministro do Ambiente moçambicano, Celso Correia, citado pela agência Reuters. O governante acrescentou que a situação …

Criação de novo centro orientado para as smart cities em debate numa conferência em Lisboa

Representantes de empresas ligadas à inovação e ao setor público vão participar num debate, na terça-feira, em Lisboa, para debater a importância das cidades inteligentes e a possibilidade de criação de um novo centro de …