Madeira abre guerra judicial com o Governo

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O governo da Madeira cansou-se de esperar pelo Ministério das Finanças e, ao que tudo indica, vai mesmo avançar um processo contra o executivo de António Costa, por este ainda não ter aceitado o pedido para que sejam revistos os juros de um empréstimo que se arrasta desde 2012.

“Agiotagem” e “discriminação” é assim que o governo da Madeira, liderada por Miguel Albuquerque, classifica a atuação do Governo central.

De acordo com o Negócios, que avança a notícia esta sexta-feira, o governo madeirense está disposto a pagar até 15 milhões de euros, em ajuste direto, por uma assessoria financeira para desafiar o Estado. A decisão terá surpreendido o governo de Costa.

“O comportamento do Estado poderá ser classificado como de agiotagem. Cobra aos madeirenses e porto-santenses uma taxa de juro superior àquela que suporta nas linhas do Programa de Assistência Económico Financeira (PAEF) ”, diz fonte oficial da vice-presidência do Governo regional em declarações ao Negócios.

Em causa está um empréstimo inicial de 1500 milhões de euros, contraído em 2012, no âmbito do PAEF da Madeira. Neste momento, a região autónoma está a pagar um juro de 3,375%, acrescido de um spread de 0,15%. “Esta taxa resultou do custo a que o Estado se financiava na altura em que emprestou à Região”, explica a mesma fonte.

Seis anos depois, a taxa de juro a que o Estado se financia diminuiu significativamente no entanto, a taxa que a Madeira paga não sentiu essa descida.

O Ministério das Finanças, contactado pelo diário, explicou que, durante as negociações que decorreram este ano, “propôs um modelo que indexava a taxa de juro do PAEF Madeira ao custo da carteira da dívida em cada ano, por forma a repercutir a descida da taxa de juro de financiamento da República no PAEF Madeira”.

No entanto, a redução proposta por Lisboa não foi do agrado do Governo da Madeira.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …