Maddie: Scotland Yard reuniu com a PJ no Algarve

findmadeleine.com

Maddie McCann

Maddie McCann

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, confirmou hoje que “foi realizada uma reunião”, na terça-feira, em Portugal, com elementos da Scotland Yard, no âmbito do caso Madeleine McCann, mas escusou-se a adiantar pormenores.

“Não podemos dizer nada mais, porque, quando colaboramos com os nossos parceiros [britânicos] no âmbito do cumprimento de uma carta rogatória [pedido de um Estado a outro para que se efetuem certas diligências], estamos subordinados ao dever de segredo e não podemos dizer absolutamente mais nada”, justificou Almeida Rodrigues aos jornalistas, no final da cerimónia de abertura do ano judicial, em Lisboa.

Jornais ingleses tinham avançado que elementos da polícia britânica, que investigam o desaparecimento de Madeleine McCann de um aldeamento na Praia da Luz, no Algarve, estavam em Portugal, onde se reuniram com agentes portugueses, sobre a possibilidade de detenção de três suspeitos.

O Daily Mirror colocou na sua edição “online”, na noite de terça-feira, que quatro agentes da Scotland Yard tinham chegado nesse dia ao Algarve, para conversações sobre o desaparecimento da pequena “Maddie”, em 2007, quando tinha três anos.

O advogado Rogério Alves, que chegou a ser mandatário do casal McCann, quando estes chegaram a ser constituídos arguidos na investigação portuguesa, disse hoje, na mesma cerimónia, saber que a Scotland Yard “tem suspeitas relativamente a três pessoas” e que as queria ouvir, mas considerou “improvável” que se verifique para já qualquer detenção.

Rogério Alves entende que as diligências, no âmbito da cooperação judiciária internacional, visarão essencialmente que “essas pessoas sejam ouvidas e as suas declarações tidas em conta”.

A polícia portuguesa encerrou as investigações em 2008, mas as autoridades britânicas, nomeadamente a Scotland Yard, passaram dois anos a rever o caso, a pedido do Governo britânico, e encetou investigações em julho do ano passado.

A família Mccann tem realizado, ao longo dos últimos anos, uma campanha mundial para encontrar a filha que acreditam ter sido raptada e estar viva.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …