Maddie: Scotland Yard reuniu com a PJ no Algarve

findmadeleine.com

Maddie McCann

Maddie McCann

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, confirmou hoje que “foi realizada uma reunião”, na terça-feira, em Portugal, com elementos da Scotland Yard, no âmbito do caso Madeleine McCann, mas escusou-se a adiantar pormenores.

“Não podemos dizer nada mais, porque, quando colaboramos com os nossos parceiros [britânicos] no âmbito do cumprimento de uma carta rogatória [pedido de um Estado a outro para que se efetuem certas diligências], estamos subordinados ao dever de segredo e não podemos dizer absolutamente mais nada”, justificou Almeida Rodrigues aos jornalistas, no final da cerimónia de abertura do ano judicial, em Lisboa.

Jornais ingleses tinham avançado que elementos da polícia britânica, que investigam o desaparecimento de Madeleine McCann de um aldeamento na Praia da Luz, no Algarve, estavam em Portugal, onde se reuniram com agentes portugueses, sobre a possibilidade de detenção de três suspeitos.

O Daily Mirror colocou na sua edição “online”, na noite de terça-feira, que quatro agentes da Scotland Yard tinham chegado nesse dia ao Algarve, para conversações sobre o desaparecimento da pequena “Maddie”, em 2007, quando tinha três anos.

O advogado Rogério Alves, que chegou a ser mandatário do casal McCann, quando estes chegaram a ser constituídos arguidos na investigação portuguesa, disse hoje, na mesma cerimónia, saber que a Scotland Yard “tem suspeitas relativamente a três pessoas” e que as queria ouvir, mas considerou “improvável” que se verifique para já qualquer detenção.

Rogério Alves entende que as diligências, no âmbito da cooperação judiciária internacional, visarão essencialmente que “essas pessoas sejam ouvidas e as suas declarações tidas em conta”.

A polícia portuguesa encerrou as investigações em 2008, mas as autoridades britânicas, nomeadamente a Scotland Yard, passaram dois anos a rever o caso, a pedido do Governo britânico, e encetou investigações em julho do ano passado.

A família Mccann tem realizado, ao longo dos últimos anos, uma campanha mundial para encontrar a filha que acreditam ter sido raptada e estar viva.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …