Macron debaixo de fogo por querer título oficial de primeira-dama para a mulher

Francois Mori / EPA

A nova primeira-dama da França, Brigitte Trogneux

O Presidente francês está a enfrentar a revolta de muitos franceses por ter proposto um título oficial de primeira-dama para a esposa, o que lhe garantia um subsídio através de fundos públicos.

Segundo o The Guardian, foi criada uma petição, que já conta com mais de 220 mil assinaturas, contra a proposta de Emmanuel Macron em querer atribuir um título oficial de primeira-dama à sua esposa.

A constituição francesa não reconhece nenhum estatuto especial ao companheiro do Presidente, no entanto, este tem na mesma direito a um escritório e funcionários e seguranças pagos pelo Eliseu, que custam ao estado cerca de 450 mil euros por ano.

De acordo com o jornal britânico, criar um título oficial para Brigitte Trogneux implicaria a criação de um orçamento à parte para ser entregue à primeira-dama. Algo que não faz sentido para os franceses, ainda para mais numa altura em que Macron se prepara para apresentar uma lei que proíbe os membros do executivo de contratarem mulheres e filhos.

Recorde-se que, durante as eleições presidenciais, rebentou um escândalo envolvendo o nome do candidato François Fillon, que terá contratado a mulher Penelope e os filhos para empregos fictícios.

O criador da petição, o artista e autor Thierry Paul Valette, afirma: “Não há nenhuma razão para que a esposa do chefe de Estado possa receber um orçamento através de fundos públicos. Atualmente, Brigitte Macron já dispõe de dois ou três assistentes, assim como dois secretários e dois seguranças e isso é suficiente”.

Valette diz ainda que qualquer decisão deverá ser feita através de um referendo. “Cabe aos franceses escolher quem os representa e não a outros. No entanto, mais de 65% estão contra a criação de um estatuto especial para Brigitte Macron”.

A indignação contra a proposta surge numa altura em que a popularidade de Macron está a descer a olhos vistos. No mês passado, uma sondagem mostrou que apenas 36% dos franceses estão satisfeitos com o seu novo líder. No mesmo período dos seus mandatos, François Hollande e Nicolas Sarkozy tinham 56% e 66%, respetivamente.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A consciência pode ser o resultado de física básica

Porque é que a minha consciência está aqui? Porque é que algumas coisas são conscientes e outras aparentemente não? Estas questões são todas aspetos do velho "problema mente-corpo". Em 1996, no livro "The Counscious Mind: In …

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …