Macron anuncia cortes de impostos (e pede desculpa por “parecer injusto”)

Philippe Wojazer / EPA

Esta quinta-feira, Emmanuel Macron anunciou “uma baixa significativa do imposto sobre o rendimento para as classes médias” e lamentou “ter dado o sentimento de ser duro, por vezes injusto”.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou esta quinta-feira as suas respostas aos protestos dos coletes amarelos, inspiradas nas sugestões dos franceses dadas durante os meses em que durou o “grande debate”, uma iniciativa de audição das queixas e sugestões dos cidadãos.

“Uma baixa significativa do imposto sobre o rendimento para as classes médias” foi uma das principais promessas de Macron, que disse lamentar “ter dado o sentimento de ser duro, por vezes injusto”.

No que classificou como “um segundo ato” da sua governação, o Presidente saudou as reivindicações dos coletes amarelos, que disse não deverem ser “ocultadas pelos atos violentos praticados por alguns”.

Numa conferência de imprensa no Palácio do Eliseu, Emmanuel Macron disse estar disposto a deixar cair o objetivo de suprimir 120 mil postos de trabalho na função pública e prometeu voltar a incentivar as empresas a darem bónus excecionais no fim do ano, livres de impostos, como aconteceu no ano passado.

Segundo a AFP, o objetivo do Presidente francês “é corrigir injustiças” e assegurar “que o trabalho seja compensador”.

Segundo Macron, o primeiro-ministro Édouard Philippe apresentará em maio “uma profunda reforma da Administração Pública”, que tem como objetivo garantir que “haja mais funcionários no terreno” e disse ainda que pretende pôr fim “às grandes corporações na função pública”.

Além disso, refere o Público, Macron apresentou uma reorganização do Estado, nomeadamente a redução de deputados e a limitação de mandatos para os eleitos políticos e uma nova vaga de descentralização – a revisão constitucional necessária deverá avançar até ao verão, prometeu.

Ainda assim, rejeitou a ideia do referendo de iniciativa cidadã (RIC), que se tornou uma bandeira do movimento dos coletes amarelos, nem a valorização do voto branco nas eleições. No máximo, será reduzido o número mínimo de assinaturas que terão de ser apresentadas à Assembleia Nacional para pedir um referendo popular: de 4,7 milhões para um milhão de assinaturas.

Em relação aos pensionistas, Macron afirmou que uma das intenções é que as reformas “de menos de 2000 euros” voltem a ser atualizadas pelo valor correspondente à inflação a partir de 2020.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …