Maçonaria reivindica estar na origem do Serviço Nacional de Saúde

A maçonaria também decidiu entrar no debate sobre a Lei de Bases da Saúde, que esta quinta-feira decorre na Assembleia da República.

Em comunicado com data de 18 de janeiro, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, defende que a nova lei de bases deve “sublinhar o papel de ganho civilizacional do Serviço Nacional de Saúde, promover uma maior transparência e responsabilização na gestão dos dinheiros públicos, clarificar os papéis dos parceiros envolvidos e regular os interesses legítimos do sector”.

O comunicado recorda, segundo o Público, como o Grande Oriente Lusitano esteve envolvido na origem do Serviço Nacional de Saúde – o falecido António Arnaut discutiu primeiro a lei que deu origem ao SNS em sessões maçónicas, no tempo em que era ministro dos Assuntos Sociais, do que no Conselho de Ministros.

“O Grande Oriente Lusitano, que esteve envolvido na sua génese e desde sempre definiu uma posição de apoio e suporte ao Serviço Nacional de Saúde, considera que este nuclear serviço público é uma grandiosa realização da nossa democracia, uma obra inserida na melhor tradição dos ideais republicanos e um elemento estruturante da sociedade portuguesa”, escreve Fernando Lima.

Para o grão-mestre, as políticas sociais “assumem-se como fatores de contenção e derrota dos movimentos populistas, totalitários e extremistas, com particular destaque para a emergência da extrema-direita em vários países europeus e no continente americano”. É “neste contexto preocupante” que também para o Grande Oriente Lusitano “assume particular relevância a discussão em curso sobre a Lei de Bases da Saúde e a sua melhor adequação às necessidades dos nossos cidadãos”.

A lei de bases que tem a marca de António Arnaut, o pai do SNS e antigo grão-mestre da maçonaria, e do médico João Semedo, foi apresentada pelo Bloco de Esquerda no ano passado no Parlamento e desceu à comissão parlamentar sem ter sido objeto de votação, um procedimento habitual na Assembleia da República.

Esta quarta-feira serão debatidos projetos-lei de todos os restantes partidos parlamentares e uma proposta de lei do Governo.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Todas instituições incluindo a igreja gostaria de estar na origem do dinheiro público. Quantos hospitais estão em dificuldade financeira por conta da má gestão desse povo que se intitulam do bem, quantos bandidos infiltrados e no final sempre a mesma ladainha: – vamos tratar esse assunto entre colunas, é o nosso irmão que está envolvido…

    • A maçonaria não tem q está reenvindicando nada a seu favor! Tudo q os maçons fazem de bom e de bem, é para o engrandecimento da sociedade, pelo menos deve ser assim. Não esperamos nenhuma recompensa, há não ser os bençãos do GADU. Infelizmente esse tipo de expediente está acontecendo em todos os orientes. Só posso dizer: lamentável!!

  2. Maçonaria e envolvida desde a independência! Porém e uma seita satânica que só pensam em si mesmo e ainda propaga todo o mal no mundo apoiando a grande elite que governa todos os governos !!! Tnc . De secreto vocês não tem nada … No máximo são discretos

    Grão mestre e meu pal

  3. Se manifestar é direito de todos, porém, sem na verdade saber do que se fala é outra questão. Por ignorância, muitos pensam o que querem de muitas instituições. Maçonaria não é religião e nem lugar onde se abriga pessoas com interesses próprios. Em se tratando de algum desvio de conduta, o assunto é devidamente tratado de forma devida.

  4. Já era esperado, que havia coisa.
    Uma coisa é certa, o Serviço Nacional de Saúde” é fundamental para os Portugueses,
    Que necessita com urgência de novas regras de gestão, disso tenho dúvidas.
    A coisa começou a descarrilar, quando as n, n Administrações (boys) são substituídas em função do Governo em Funções.
    Este foi o grande erro.
    Para discutir Leis e manter viva a democracia, temos o Parlamento.
    Para fazer a gestão destas e outras Instituições, tem de ser profissionais em gestão, “de carreira”.
    Onde entram os políticos deu sempre para o torto.
    É tempo de dizer de mudar de rumo e, no meu entender só é possível com acordos de regime.
    Se isso for feito, vamos ter melhores profissionais, menos gastos, melhores serviços.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …