Luso-descendente David Simas vai liderar Estratégia Política da Casa Branca

Third Way / Flickr

Luso-descendente David Simas lidera Estratégia Política da Casa Branca

Luso-descendente David Simas lidera Estratégia Política da Casa Branca

Filho do açoriano António e da alentejana Deolinda, David Simas, de 43 anos, foi nomeado líder do Gabinete de Estratégia Política da Casa Branca na área da comunicação e estratégia, em preparação das eleições intercalares de novembro para a Câmara dos Representantes e Senado.

A Casa Branca anunciou ainda a nomeação de Broderick Johnson para secretário do gabinete, Amy Brundage para diretora de comunicações e Anne Wall e Amy Rosenbaum para assessoras para assuntos legislativos.

“O povo americano vai ser muito bem servido pelo talento e dedicação de David, Broderick, Amy, Anne e Amy nos seus novos cargos. Aguardo ansiosamente trabalhar com eles nos meses e anos que se seguem para continuar a fazer avançar o nosso país”, disse, em comunicado, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No ano passado, David Simas foi nomeado assessor e conselheiro de Obama na área da comunicação e estratégia.

Nos últimos meses, trabalhava na área da reforma da saúde, aconselhando a administração norte-americana com os problemas de implantação das mudanças estabelecidas pela nova legislação conhecida como “Obamacare”.

Simas vai agora liderar um gabinete que Obama tinha extinto em 2011, embora apenas com um terço dos 15 elementos que tinha até então.

As eleições de novembro, em que se disputam todos os 435 lugares da Câmara dos Representantes e 33 dos 100 lugares do Senado, são consideradas fundamentais para Barack Obama, que precisa manter o controlo da câmara alta para assegurar a passagem de algumas das suas propostas nos últimos dois anos de mandato.

Simas deverá aconselhar os candidatos democratas, ajudando a calendarizar angariações de fundos, visitas de campanha do Presidente e outras mensagens de apoio e ajudar a coordenar a estratégia de campanha com o Comité Democrata Nacional e outros organismos nacionais e locais.

No apoio direto ao Presidente, Simas deve continuar a aconselhar Obama no apoio as suas políticas e acompanhar áreas como a política climática.

Em 2012, durante a última campanha presidencial, o advogado luso-descendente foi diretor de sondagens dos democratas. Durante os primeiros dois anos de mandato de Barack Obama serviu como assessor do conselheiro David Axelrod.

David é filho de António Simas, do Faial da Terra, São Miguel, Açores, e de Deolinda Matos Simas, de Abela, Alentejo. Os dois portugueses emigraram para Taunton, em Massachusetts, nos anos 60.

Foi neste estado norte-americano que nasceu David e a irmã, Melissa, jornalista que apresentou o noticiário do Kark 4, um canal afiliado da NBC, até 2012.

David Simas é licenciado em Ciência Política, na Universidade de Stonehill, e Direito, na Escola de Direito de Boston. Tornou-se conhecido na comunidade portuguesa ao exigir às companhias de televisão por cabo que incluíssem a RTP Internacional nos seus pacotes.

Já como advogado, tornou-se colunista de um jornal da comunidade e participou em programas de rádio.

Acabou por ser contratado para o Congresso de Massachusetts, onde ficou até 2007, ano em que foi nomeado chefe de gabinete do governador Deval Patrick. Há cinco anos, o homem que inventou o slogan “Yes We Can”, David Axelrod, convidou-o para a Casa Branca.

Na cimeira da NATO em Lisboa, em novembro de 2010, Barack Obama apresentou Simas à comunicação social.

“A família do David está a ver”, disse o Presidente dos Estados Unidos, apresentando: “Este é o meu amigo David Simas.”

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …