Lula da Silva já está em liberdade

Hedeson Alves / EPA

Lula da Silva já saiu da prisão

Depois de mais de 500 dias preso em Curitiba, Lula da Silva vai ser libertado, decidiu esta sexta-feira um juiz federal.

Lula da Silva, ex-Presidente brasileiro, vai ser libertado, decidiu esta sexta-feira um juiz federal, avança o jornal brasileiro Folha de São Paulo.

O juiz federal Danilo Pereira Junior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, ordenou a libertação imediata de Lula da Silva e o aumento das medidas de segurança para a saída do antigo Presidente. A decisão foi conhecida um dia depois da sentença do Supremo Tribunal, que impediu a permanência na prisão de condenados em segunda instância.

“Determino, em face das situações já verificadas no curso do processo, que as autoridades públicas e os advogados do réu ajustem os protocolos de segurança para o adequado cumprimento da ordem, evitando-se situações de tumulto e risco à segurança pública”, disse o magistrado, no seu despacho.

O ex-governante já deixou a prisão de Curitiba, onde estava detido há 19 meses, pouco antes das 18h (hora do Brasil) e foi recebido por dezenas de apoiantes e militantes do PT.

Com seis votos favoráveis e cinco contra, o tribunal alterou uma decisão de 2016, decretando que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado, ou seja, quando já terminaram todas as hipóteses de recurso. Além disso, o tribunal considerou que a execução provisória viola o princípio da presunção de inocência.

Esta nova decisão, publicada às 16h15 (hora do Brasil), abre caminho à libertar cerca de cinco mil réus que, segundo o Conselho Nacional de Justiça brasileiro, se encontram na mesma situação que Lula da Silva. Após esta decisão, o tempo que os presos já cumpriram ser-lhes-á descontado ao período total da pena no caso de terem de voltar ao regime fechado após o esgotamento de todos os recursos, explica o Expresso.

Militantes e apoiantes do ex-Presidente do Brasil estiveram durante o dia nos arredores da sede da Polícia Federal, em Curitiba, na expectativa da saída do ex-governante da cadeia.

Luiz Inácio Lula da Silva estava preso desde abril do ano passado, após ser condenado em segunda instância no caso que envolve um apartamento de luxo na cidade do Guarujá, no litoral do estado de São Paulo.

Em setembro, Lula já tinha cumprido um sexto da pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça no caso do “triplex do Guarujá”, que foi reduzida neste tribunal para oito anos, 10 meses e 20 dias de prisão. Com este novo entendimento, até ao STF julgar o processo e só após esgotados todos os recursos, o antigo Presidente volta para a prisão.

De 2009 até 2016 prevaleceu o entendimento de que a prisão só poderia ser executada após o trânsito em julgado, e de 2016 a 2019, de que seria permitida a execução após decisão de segunda instância.

Agora, em 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu novamente que se deve aguardar o trânsito em julgado, situação que gera “insegurança jurídica”, na visão de Luciano Santoro, citado pela Lusa. Porém, a aplicação da decisão não é automática, cabendo a cada juiz de execução analisar a situação processual de cada caso.

No entanto, Lula tem mais sete processos. Foi também condenado, em primeira instância, a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do “Sítio de Atibaia”. No entanto, esta condenação foi anulada porque a defesa apresentou as suas considerações finais na mesma altura que os delatores.

Segundo o Diário de Notícias, os advogados de Lula da Silva têm um trunfo na manga: pediram recurso ao STF a pedir a suspeição de Moro por parcialidade, com base nas gravações reveladas nas reportagens do The Intercept – a Vaza Jato.

Uma vez aceite esse recurso, a condenação seria anulada e Lula poderia até candidatar-se a cargos públicos. Para já, não o pode fazer ao abrigo da Lei da Ficha limpa que impede condenados em segunda instância de o fazerem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …