Apoiantes de Lula concentram-se em Curitiba na expectativa da libertação do ex-Presidente

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva

Apoiantes do ex-Presidente Lula da Silva, que se encontra a cumprir pena por crimes de corrupção, concentraram-se esta sexta-feira em maior número perto do local onde está detido, na cidade de Curitiba, na expectativa de sua saída da cadeia.

Luiz Inácio Lula da Silva, que Governou o Brasil entre 2003 e 2010, pode ser libertado dentro de horas ou dias, depois que uma decisão da Supremo Tribunal Federal (STF) ter alterado a jurisprudência e proibir a prisão após condenação em segunda instância dos réus que recorrem para tribunais superiores.

Os advogados do antigo Presidente informaram, após uma reunião com Lula da Silva na prisão, que já entraram com um pedido para a sua libertação.

Esta sexta-feira de manhã, dezenas de apoiantes do antigo chefe de Estado reuniram-se perto da sede da Polícia Federal, em Curitiba, para gritar “Olá Presidente Lula!”. O ritual é repetido incansavelmente todos os dias, às 9h locais, desde o encarceramento do líder da esquerda brasileira, mas desta vez, os manifestantes realmente esperavam a sua saída.

Imediatamente após o anúncio da sentença do STF, os advogados de Lula da Silva anunciaram que iriam pedir a libertação do “ex-Presidente preso injustamente por 579 dias” e agora também aguardam uma decisão da juíza Carolina Lebbos, responsável pelo cumprimento da sentença.

Lula da Silva foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento, que os procuradores alegam ter-lhe sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.

A nova esposa do antigo chefe de Estado brasileiro, Rosangela da Silva, informou que viajou para Curitiba numa mensagem publicada nas redes sociais. “Estou indo atrás de você, espere por mim!”, escreveu no Twitter, na quinta-feira.

Já Roberto Baggio, um dos líderes do acampamento do Partido dos Trabalhadores (PT) montado perto da prisão do antigo Presidente, afirmou à France Presse que os manifestantes esperavam que a ordem de libertação fosse emitida na tarde desta sexta-feira.

Lula da Silva não é o único preso que deve beneficiar da decisão do STF, pois há cerca de 5.000 réus condenados cujas penas se enquadram na nova jurisprudência. Com esta mudança, 38 condenados no âmbito da Lava Jato, maior operação contra a corrupção no Brasil, serão beneficiados, segundo o Ministério Público Federal.

A aplicação da decisão não é automática, cabendo a cada juiz de execução analisar a situação processual de cada caso.

Lula da Silva já anunciou que ao sair da prisão tem a intenção de participar em grandes viagens pelo país, as famosas “caravanas”, para aumentar sua popularidade e incorporar a oposição ao Presidente do país, Jair Bolsonaro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Caravana pelo país? Isso ele já fez e desistiu porque o povo o enxotou de muitos lugares. Levava consigo a plateia, porque nos lugares a que ia nunca havia plateia.
    E o que ele diz que vai fazer? Ajudar o país? Lutar pelo bem da população? NÃO! Vai fazer oposição! Que gesto nojento! Vai ter grandes surpresas. Grande maioria ds população o detesta. Pena que alguns jornalistas são puxa-sacos dele também.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …