Apoiantes de Lula concentram-se em Curitiba na expectativa da libertação do ex-Presidente

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva

Apoiantes do ex-Presidente Lula da Silva, que se encontra a cumprir pena por crimes de corrupção, concentraram-se esta sexta-feira em maior número perto do local onde está detido, na cidade de Curitiba, na expectativa de sua saída da cadeia.

Luiz Inácio Lula da Silva, que Governou o Brasil entre 2003 e 2010, pode ser libertado dentro de horas ou dias, depois que uma decisão da Supremo Tribunal Federal (STF) ter alterado a jurisprudência e proibir a prisão após condenação em segunda instância dos réus que recorrem para tribunais superiores.

Os advogados do antigo Presidente informaram, após uma reunião com Lula da Silva na prisão, que já entraram com um pedido para a sua libertação.

Esta sexta-feira de manhã, dezenas de apoiantes do antigo chefe de Estado reuniram-se perto da sede da Polícia Federal, em Curitiba, para gritar “Olá Presidente Lula!”. O ritual é repetido incansavelmente todos os dias, às 9h locais, desde o encarceramento do líder da esquerda brasileira, mas desta vez, os manifestantes realmente esperavam a sua saída.

Imediatamente após o anúncio da sentença do STF, os advogados de Lula da Silva anunciaram que iriam pedir a libertação do “ex-Presidente preso injustamente por 579 dias” e agora também aguardam uma decisão da juíza Carolina Lebbos, responsável pelo cumprimento da sentença.

Lula da Silva foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento, que os procuradores alegam ter-lhe sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.

A nova esposa do antigo chefe de Estado brasileiro, Rosangela da Silva, informou que viajou para Curitiba numa mensagem publicada nas redes sociais. “Estou indo atrás de você, espere por mim!”, escreveu no Twitter, na quinta-feira.

Já Roberto Baggio, um dos líderes do acampamento do Partido dos Trabalhadores (PT) montado perto da prisão do antigo Presidente, afirmou à France Presse que os manifestantes esperavam que a ordem de libertação fosse emitida na tarde desta sexta-feira.

Lula da Silva não é o único preso que deve beneficiar da decisão do STF, pois há cerca de 5.000 réus condenados cujas penas se enquadram na nova jurisprudência. Com esta mudança, 38 condenados no âmbito da Lava Jato, maior operação contra a corrupção no Brasil, serão beneficiados, segundo o Ministério Público Federal.

A aplicação da decisão não é automática, cabendo a cada juiz de execução analisar a situação processual de cada caso.

Lula da Silva já anunciou que ao sair da prisão tem a intenção de participar em grandes viagens pelo país, as famosas “caravanas”, para aumentar sua popularidade e incorporar a oposição ao Presidente do país, Jair Bolsonaro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Caravana pelo país? Isso ele já fez e desistiu porque o povo o enxotou de muitos lugares. Levava consigo a plateia, porque nos lugares a que ia nunca havia plateia.
    E o que ele diz que vai fazer? Ajudar o país? Lutar pelo bem da população? NÃO! Vai fazer oposição! Que gesto nojento! Vai ter grandes surpresas. Grande maioria ds população o detesta. Pena que alguns jornalistas são puxa-sacos dele também.

RESPONDER

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …