Lula da Silva reconhece erros e diz que os eleitores se sentiram traídos por Dilma

Heinrich Aikawa / Instituto Lula

Lula da Silva e Dilma Rousseff

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que a sua sucessora, Dilma Rousseff, falhou na condução da política económica e traiu os seus eleitores com as medidas fiscais adotadas após vencer as eleições de 2014.

“Sim, é claro que nós falhamos. O nosso maior erro foi exagerar as políticas de isenções e apoios a grandes empresas. Entre 2011 e 2014, cerca de 114 mil milhões de euros foram exonerados e quando Dilma tentou acabar com este auxílio, o Senado não o permitiu”, disse Lula da Silva numa entrevista ao jornal espanhol El Mundo.

“O segundo erro ocorreu quando Dilma anunciou o ajustamento fiscal e o eleitorado, que a tinha eleito em 2014, ao qual tínhamos prometido manter as despesas públicas, se sentiu atraiçoado. Dessa forma, começamos a perder credibilidade“, completou.

A declaração foi feita em resposta a questões sobre a condução do Governo brasileiro na gestão de Dilma Rousseff, presidente eleita duas vezes e destituída pelo Congresso em agosto de 2016, deixando o país numa grave crise fiscal.

O ex-chefe de Estado brasileiro também revelou que chegou a pensar em se candidatar nas presidenciais de 2014, mas desistiu por pensar que Dilma Rousseff merecia tentar a reeleição.

Sobre a sua possível candidatura nas próximas presidenciais, a condenação de 9 anos e seis meses de prisão por corrupção e o seu suposto envolvimento em outros casos relacionados com os desvios da Petrobras, Lula da Silva voltou a dizer que está preparado para governar e que é inocente.

O julgamento ao qual estou sujeito é uma farsa. Nem a Polícia Federal nem o Ministério Público encontraram uma única prova para me cobrar, razão pela qual eu digo que a decisão do juiz Sérgio Moro é eminentemente política”, concluiu.

O ex-presidente lidera as sondagens de opinião nas próximas presidenciais do país sul-americano, que acontece em 2018, mas corre o risco de não poder se candidatar se for condenado em segunda instância pela Justiça brasileira.

ATUALIZAÇÃO – 24/10/2017:

O jornal El Mundo tinha avançado a notícia como se Lula tivesse dito que Dilma traiu os eleitores. Depois da repercussão da notícia, o jornal reescreveu o parágrafo, informado que o ex-presidente Lula terá dito que o eleitorado se “sentiu traído”.

Entrevista ao jornal espanhol El Mundo

O jornal Folha de S.Paulo divulgou, e o portal UOL manteve por horas em sua capa, uma versão errada de uma declaração que Lula jamais deu sobre Dilma. O áudio original da entrevista pode ser ouvido abaixo e você pode tirar suas próprias conclusões. Esperamos que o jornal corrija o que publicou e de o mesmo destaque no portal UOL para a correção.

Publicado por Lula em Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017

Lusa // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esse desgraçado é o maior mentiroso e corrupto do mundo !!
    Ele, Dona Dilma e todo PT traíram o povo desde o início. Desde quando se associaram às FARC, MIR e etc … no Foro de São Paulo sob o manto de silêncio de TODA a mídia brasileira – a mesma mídia que agora FALSIFICA pesquisas para para colocar Lula como líder nas intenções de voto !
    Eles traíram o povo quando ROUBARAM em quantidades nunca antes vistas na história do mundo !
    Eles traíram o povo quando tentaram, e ainda tentam, nos impor agendas absurdas, como essa tal ideologia de gênero para criancinhas de 5 a 6 anos de idades, quando tentam nos impor goela abaixo agendas feministas e gayzistas das quais 99% da população discorda.
    Eles nos traíram quando no impuseram insanidades como tratar policiais como se fossem bandidos e bandidos como se fossem senhores respeitadíssimos!
    Eles nos traíram ao tratar empresários, produtores rurais, e semelhantes como bandidos e baderneiros, arruaceiros, invasores e terroristas como o pessoal do MST, CUT, e etc como respeitáveis cidadãos.
    Eles nos traíram quando fizerem de trouxa os trabalhadores pagarem o pato com o desemprego causado pela gastança desenfreada do dinheiro público e o total descontrole dos pilares da nossa economia, o que nos levou a atual lastimável situação, onde ninguém tem mais dinheiro para contratar ou mesmo manter empregados !
    Eles nos traíram quando enfraqueceram nossa soberania permitindo que estrangeiros mandem e desmandem na nossa Amazônia, nas nossas riquezas, etc, etc, ….
    Eles nos traíram quando degradaram nosso sistema de ensino – principalmente para os mais pobres- ao ponto de produzirmos o maravilhoso número de mais de 50% de analfabetos funcionais NAS UNIVERSIDADES !!
    Eles nos traíram ao inventar políticas que visam desestabilizas nossa sociedade que vivia pacífica e harmônica no aspecto de convivência e tolerância entre as raças. Nós que sempre fomos um país miscigenado, onde brancos, negro e índios conviviam e se misturavam entre si (aliás, eu sou prova viva disso, já que sou o resultados da miscigenação destas 3 raças!) , agora estamos a ver o aparecimento de grupelhos sectaristas forçando o conflito entre negros e brancos, de índios que tomam para si e cobram pedágios em rodovias públicas, e etc, etc, etc ….

    Esse desgraçado só se elege em 2018 se continuarmos com nossas URNAS ELETRÔNICAS FRAUDADAS !!
    Sem essas maquininhas infernais Lula, ou qualquer um do PT, não se elege nem para síndico de um prédio !

    • Pois… toda a gente sabe que antes do Lula o Brasil era um país sem corrupção e que estava tudo bem!..
      De qualquer modo, o facto do Lula se voltar a candidatar (e de ter forte apoio popular), só mostra que os outros partidos/candidatos ainda são piores… o que não e nada bom para o Brasil e principalmente para os brasileiros!!

  2. Por que esse monte de fezes ambulante,esse invertebrado molusco nao assume seus erros. Isso ai é alem de todo adjetivo um MOLEQUE ou um Muleque sem vergonha nessa cara de merda. Some desgraçado.

RESPONDER

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …

Bolsonaro diz que confinamentos transformaram o Brasil num "barril de pólvora"

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, alertou esta quarta-feira que o país se tornou "um barril de pólvora" devido às medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para tentar conter a disseminação da covid-19. "O Brasil está …