A FIFA suspendeu o uruguaio Luis Suarez por nove jogos e baniu-o de todas as atividades relacionadas com o futebol por quatro meses, por este ter mordido o italiano Chiellini, durante um jogo do Mundial.
A porta-voz da FIFA Delia Fischer declarou que o castigo tem efeitos imediatos, pelo que o avançado já não poderá jogar no sábado no jogo dos oitavos de final que opõe o Uruguai à Colômbia.
A FIFA deu como provado que Suarez mordeu o ombro de Chiellini no seu terceiro e último jogo da fase de grupos, frente à Itália, uma partida que os sul-americanos ganharam por 1-0.
Durante o jogo, o árbitro da partida não agiu disciplinarmente contra Suarez, apesar de o defesa italiano lhe ter mostrado o ombro mordido.
“Este tipo de comportamento não é tolerável, especialmente durante um Campeonato do Mundo”, salientou Fischer.
Os nove jogos aplicados ao avançado do Liverpool aplicam-se somente a embates pela sua seleção, enquanto os quatro meses impedem que jogue pelo vice-campeão inglês.
Suarez foi obrigado pela FIFA a abandonar o “quartel-general” do Uruguai no Mundial2014 de futebol, em Sete Lagoas, em Minas Gerais, no Brasil.
A federação uruguaia, pela voz do seu presidente, Wilmar Valdez, já anunciou que vai recorrer do castigo, que considerou “totalmente exagerado”. Esta decisão não terá efeitos suspensivos.
Mundial 2014
-
18 Setembro, 2015 FIFA suspende e investiga secretário-geral Jérôme Valcke