CEO da maior companhia aérea da Alemanha está em Lisboa para reunir com Governo de Montenegro. Em causa uma eventual compra de 19,9% da TAP Air Portugal, num negócio avaliado entre 180 e 200 milhões de euros.
A Lufthansa já está em Lisboa para reunir com membros do governo e negociar uma possível compra da TAP, segundo o Jornal de Negócios.
O CEO da maior companhia aérea da Alemanha — e uma das maiores da Europa — será recebido pelo Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
Em causa está, apurou o jornal italiano Corriere Della Sera, a negociação de uma possível compra de 19,9% da TAP Air Portugal, num negócio avaliado entre 180 e 200 milhões de euros.
A Lufthansa, que tem vindo a manifestar interesse na TAP há três anos, está a explorar esta aquisição como parte do processo de privatização da companhia aérea portuguesa, atualmente detida a 100% pelo Estado.
As negociações devem continuar ao longo desta semana, com encontros entre o CEO da alemã, Carsten Spohr, e os dois ministros de Luís Montenegro. A compra de 19,9% da TAP pode ser finalizada até ao primeiro trimestre de 2025, o que evitaria a necessidade de notificação obrigatória a Bruxelas, por se tratar de uma participação minoritária.
Há um ano, Fernando Medina, na altura Ministro das Finanças, garantia que o Governo de António Costa tinha a intenção de alienar pelo menos 51% do capital da TAP, reservando até 5% aos trabalhadores, uma semana depois de Costa ter colocado a hipótese de se privatizar a totalidade do capital da empresa.
A TAP tem despertado interesse de vários grandes grupos europeus — além da Lufthansa, a Air France-KLM e IAG demonstraram interesse na privatização. A Lufthansa obteve recentemente a aprovação da União Europeia para adquirir 41% da ITA Airways, a companhia aérea estatal italiana, enquanto a Air France-KLM anunciou a compra de 19,9% da companhia escandinava SAS.
O presidente da TAP, Luís Rodrigues, já havia afirmado em julho que o processo de privatização avançaria em breve e que a companhia estava preparada para qualquer cenário.
A rede de rotas da TAP para a América do Sul é um dos principais fatores de interesse para a Lufthansa.
Sim comprem, e por favor não peçam mais dinheiro aos contribuintes portugueses, BASTA DE ESMIFRAR OS CONTRIBUINTES!!!
Já devia ter sido vendida há muito. É um buraco sem fundo, um antro de gatunagem e incompetência.
Qual empresa estratégica nacional, qual carapuça! Seria se fosse bem gerida! Chega de engolir dinheiro dos contribuites. Somos todos demasiado pobres para isso.
Já perdi a conta das temporadas da TAP.