Lufthansa cancela voos de Frankfurt para Teerão devido a insegurança do espaço aéreo

Maarten Visser / Wikimedia

Avião Airbus A380 da Lufthansa

A companhia aérea alemã Lufthansa disse esta sexta-feira que cancelou os seus voos de Frankfurt para Teerão “como medida de precaução”, devido à situação de insegurança do espaço aéreo em torno do aeroporto iraniano.

A companhia anunciou que o seu voo diário de sexta-feira tinha sido cancelado, tendo o mesmo já acontecido, na quinta-feira, uma decisão tomada depois de um avião comercial ucraniano se ter despenhado na quarta-feira perto de Teerão, noticiou a agência Lusa.

“Assim que tivermos informações detalhadas, decidiremos se e quando os nossos voos para o Irão poderão ser operados novamente”, informou esta sexta-feira a Lufthansa.

Um Boeing 737 da companhia Ukraine International Airlines (UIA) despenhou-se na quarta-feira em Teerão, matando 176 pessoas, na maioria iranianos e canadianos.

Autoridades norte-americanas, canadianas e britânicas declararam que é “altamente provável” que o Irão tenha abatido acidentalmente o avião civil, mas a Autoridade da Aviação Civil do Irão disse ter a “certeza” que o Boeing “não foi atingido por um míssil”.

As autoridades iranianas anunciaram também esta sexta-feira que uma equipa canadiana de dez pessoas está “a caminho do Irão”, tendo ainda convidado a Boeing e a agência norte-americana para a segurança dos transportes (NTSB) a participarem na investigação.

Já a Ucrânia enviou para Teerão uma equipa de 45 investigadores para estudar as causas do desastre aéreo.

O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

Outras companhias aéreas já haviam cancelado voos para a região do Médio Oriente, como a Air France e a própria Lufthansa, ou alteraram as rotas dos seus aviões para não sobrevoarem o espaço aéreo iraniano, tais como a australiana Qantas, a Malaysia Airlines e a Singapore Airlines, entre outras.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada rede criminosa ligada à imigração ilegal para a Europa

A polícia italiana deteve hoje 19 pessoas de uma rede criminosa dedicada ao tráfico e transporte ilegal de migrantes do Afeganistão, Irão, Iraque e Paquistão para a Itália e, posteriormente, para o norte da Europa, …

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …