O segredo da longevidade está no George Solitário, a última tartaruga gigante das Galápagos

rafael-ec / Flickr

Solitário George

No ADN da tartaruga George Solitário, o último exemplar da espécie Chelonidis abingdonii, uma equipa de cientistas encontrou o elixir da juventude.

O George Solitário viveu mais de 100 anos. Encontrado nas ilhas Galápagos, no Equador, este animal foi o último representante da espécie Chelonidis abingdonii e viveu na ilha Pinta, antes de morrer em 2012, sem deixar qualquer descendente.

Desde a sua morte que o seu ADN tem estado na mira da comunidade científica. Agora, uma equipa internacional de cientistas liderada pela Universidade de Yale (nos Estados Unidos) e pela Universidade de Oviedo (em Espanha) analisou o seu genoma em busca de pistas quer sobre o seu tamanho, quer sobre a sua impressionante longevidade.

A equipa de cientistas comparou o ADN do George Solitário com o de outra tartaruga gigante, o atol de Aldabra (Aldabrachelys gigantea), a única espécie viva de uma tartaruga gigante no Oceano Índico.

No estudo, recentemente publicado na Nature Ecology & Evolution, os biólogos fizeram uma análise completa ao genoma completo das duas tartarugas e chegaram à conclusão que as tartarugas gigantes têm uma série de variantes genéticas associadas à regulação do metabolismo e resposta imune, algo que poderá estar relacionado com os tamanhos excecionalmente grandes e com a longevidade destes animais.

As espécies que vivem mais tempo tendem a ter um maior risco de cancro. No entanto, os investigadores acharam curioso o facto de esta doença ser extremamente rara em tartarugas. O estudo mostrou que estes animais têm mais supressores de tumores em comparação com outros vertebrados.

Além disso, os cientistas encontraram alterações específicas em dois genes da tartaruga gigante cuja superexpressão é conhecida por contribuir para o cancro. Os cientistas sugerem assim estudos adicionais para determinar se estas características genómicas estão associadas ao desenvolvimento de tumores.

“Já havíamos descrito anteriormente nove características do envelhecimento e, após estudarmos 500 genes baseados nesta classificação, encontramos variantes interessantes que poderiam afetar seis dessas características em tartarugas gigantes, abrindo novas linhas para a investigação do envelhecimento”, explicou o cientista Carlos López-Otín, da Universidade de Oviedo.

Além disso, frisa a equipa, esta pesquisa ajudará a melhorar a compreensão da biologia da tartaruga gigante, podendo contribuir para uma melhor conservação de outras tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …