O segredo da longevidade está no George Solitário, a última tartaruga gigante das Galápagos

rafael-ec / Flickr

Solitário George

No ADN da tartaruga George Solitário, o último exemplar da espécie Chelonidis abingdonii, uma equipa de cientistas encontrou o elixir da juventude.

O George Solitário viveu mais de 100 anos. Encontrado nas ilhas Galápagos, no Equador, este animal foi o último representante da espécie Chelonidis abingdonii e viveu na ilha Pinta, antes de morrer em 2012, sem deixar qualquer descendente.

Desde a sua morte que o seu ADN tem estado na mira da comunidade científica. Agora, uma equipa internacional de cientistas liderada pela Universidade de Yale (nos Estados Unidos) e pela Universidade de Oviedo (em Espanha) analisou o seu genoma em busca de pistas quer sobre o seu tamanho, quer sobre a sua impressionante longevidade.

A equipa de cientistas comparou o ADN do George Solitário com o de outra tartaruga gigante, o atol de Aldabra (Aldabrachelys gigantea), a única espécie viva de uma tartaruga gigante no Oceano Índico.

No estudo, recentemente publicado na Nature Ecology & Evolution, os biólogos fizeram uma análise completa ao genoma completo das duas tartarugas e chegaram à conclusão que as tartarugas gigantes têm uma série de variantes genéticas associadas à regulação do metabolismo e resposta imune, algo que poderá estar relacionado com os tamanhos excecionalmente grandes e com a longevidade destes animais.

As espécies que vivem mais tempo tendem a ter um maior risco de cancro. No entanto, os investigadores acharam curioso o facto de esta doença ser extremamente rara em tartarugas. O estudo mostrou que estes animais têm mais supressores de tumores em comparação com outros vertebrados.

Além disso, os cientistas encontraram alterações específicas em dois genes da tartaruga gigante cuja superexpressão é conhecida por contribuir para o cancro. Os cientistas sugerem assim estudos adicionais para determinar se estas características genómicas estão associadas ao desenvolvimento de tumores.

“Já havíamos descrito anteriormente nove características do envelhecimento e, após estudarmos 500 genes baseados nesta classificação, encontramos variantes interessantes que poderiam afetar seis dessas características em tartarugas gigantes, abrindo novas linhas para a investigação do envelhecimento”, explicou o cientista Carlos López-Otín, da Universidade de Oviedo.

Além disso, frisa a equipa, esta pesquisa ajudará a melhorar a compreensão da biologia da tartaruga gigante, podendo contribuir para uma melhor conservação de outras tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …