//

Logótipo dos Nirvana pode não ter sido desenhado por Kurt Cobain

O logótipo dos Nirvana está a levar a uma intensa disputa judicial entre a banda e Marc Jacobs. O estilista diz que não há provas que tenha sido Kurt Cobain a desenhar o símbolo e que, por isso, os Nirvana não têm o direito autoral do smiley.

Para os verdadeiros fãs de rock ou de grunge, a cara sorridente do logótipo dos Nirvana não lhes é estranha. Mas a verdade é que o smiley característico da banda pode não ter sido criada pelo seu vocalista, Kurt Cobain, como se pensava anteriormente.

Esta dúvida vem à baila depois de, em dezembro do ano passado, a banda ter processado o estilista Marc Jacobs, por ter usado um design muito semelhante numa t-shirt da sua marca. Em vez do ‘x’ nos olhos, a cara tem as letras ‘M’ e ‘J’, que simbolizam as iniciais do estilista norte-americano.

De acordo com a equipa de defesa da banda, esta trata-se de uma clara violação dos direitos de autor dos Nirvana. O caso avançou mesmo para tribunal e, esta terça-feira, Marc Jacobs foi ouvido pelo juiz e negou qualquer tipo de infração da sua parte.

“A aparente ausência de qualquer pessoa viva que tenha presenciado a criação da obra em questão, alegadamente protegida por direitos autorais, associada às numerosas incongruências no registo em que assentam as alegações dos Nirvana, servem de base à contra-alegação apresentada”, disse o estilista, citado pelo DN.

Em resposta, os advogados de Marc Jacobs apresentaram, por sua vez, um processo contra a banda. Segundo o The Guardian, Jacobs exige que a reivindicação dos direitos autorais dos Nirvana ao logótipo seja removida e os custos legais da sua empresa sejam recuperados.

Dave Grohl e Krist Novoselic, os únicos membros da banda que continuam vivos, terão admitido em tribunal que não sabem quem criou o logótipo da banda.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.