Lockerbie: Mãe soube da morte do filho 24 anos depois

BBC

Carol King-Eckersley decidiu procurar o filho 45 anos depois de o ter dado para adopção e descobriu que ele tinha morrido em 1988

Carol King-Eckersley decidiu procurar o filho 45 anos depois de o ter dado para adopção e descobriu que ele tinha morrido em 1988

O filho de Carol King-Eckersley foi uma das 270 vítimas do atentado a um avião da Panam que caiu sobre a cidade escocesa de Lockerbie, há exactamente 25 anos. Mas Carol só descobriu a perda este ano.

Este sábado, várias homenagens às vítimas do ataque tiveram lugar na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

O atentado de Lockerbie foi o acto terrorista mais fatal já ocorrido na Grã-Bretanha e, até ao 11 de setembro, também tinha sido responsável pelo maior número de perdas de vidas americanas.

Quando o seu marido morreu, o ano passado, Carol fez terapia e, como parte do tratamento, resolveu procurar o filho que tinha dado para adopção em 1967, quando tinha 19 anos.

Carol sabia o nome do filho, mas durante os últimos 45 anos tinha cumprido a promessa de que não o procuraria ou interferiria na sua vida.

Mas ao fazer uma pesquisa na internet, as suas esperanças de um reencontro foram por água abaixo. Carol descobriu o nome do filho num site em memória das vítimas do atentado.

“Duzentas e setenta pessoas morreram naquela tragédia e uma delas foi o único filho que eu tive. E eu não soube disso até ao ano passado”, diz Carol, hoje com 65 anos.

Universidade de Syracuse

Kenneth Bissett morreu pouco depois de completar 21 anos

Kenneth Bissett morreu pouco depois de completar 21 anos

“Foi uma tragédia dupla, encontrei-o e perdi-o no mesmo dia”.

O seu filho, Kenneth Bissett, era estudante da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, e estava a viver em Londres como parte de um programa de intercâmbio da instituição.

Keneth deveria ter voltado para casa uns dias antes, mas decidiu ficar em Londres para ir à festa do seu 21º aniversário, organizada por amigos.

Keneth embarcou no voo 103 da Panam no dia 21 de dezembro de 1988. O avião explodiu em pleno voo, matando todos os que estavam a bordo, além de 11 pessoas que estavam no solo quando a aeronave caiu sobre Lockerbie.

 

Jovem brilhante

“Apesar de nunca ter estado com ele fisicamente, ele esteve sempre no meu coração. Pensava nele quase todos os dias.”

Carol diz que não pode imaginar a dor dos pais adotivos, Florence e John, já mortos, e que, por nunca ter estado com o filho, a sua dor pode ter sido “suavizada”.

“Vi uma foto de quando ele era bebé pela primeira vez há poucos dias. Nunca o tinha o visto antes, excepto embalado num cobertor amarelo, no dia em que deixámos o hospital e ele foi levado para os pais adoptivos.

BBC

Carol King-Eckersley aos 20 anos

Carol King-Eckersley aos 20 anos

Em 1967, Carol King era a filha do director de uma escola quando ficou grávida.

Carol conta à BBC que deu o filho para adopção para proteger a reputação do pai.

Na época, as pessoas poderiam pensar que o seu pai não conseguiria proteger outras crianças, por não ter conseguido evitar que a própria filha ficasse grávida antes do casamento.

Em outubro, Carol participou num evento anual em Syracuse em memória das vítimas.

A universidade perdeu 35 estudantes no ataque.

Carol conheceu amigos e colegas de curso do filho, que lhe contaram histórias interessantes sobre ele. “De tudo que ouvi, ele parecia ser um jovem brilhante com um óptimo sentido de humor. E era um artista incrível também”.

Dezoito meses antes do atentado em Lockerbie, um navio de guerra americano em patrulha no Golfo Pérsico abateu um avião de passageiros iraniano depois de o confundir com um caça F-14.

BBC

Um primo de Kenneth contou a Carol que ele desenhou um avião a explodir em pleno voo e teria tido aos pais adotivos: “nós vamos pagar por isso”.

Um primo de Kenneth contou a Carol que ele desenhou um avião a explodir em pleno voo e teria tido aos pais adotivos: “nós vamos pagar por isso”.

Um primo de Kenneth contou a Carol que ele desenhou um avião a explodir em pleno voo e teria tido aos pais adotivos: “nós vamos pagar por isto”.

Durante todos os anos em que viveu sem saber da morte de Kenneth, Carol diz ter sonhado com um reencontro.

“Sempre tive a esperança e que um dia ele bateria na porta e, ao abrir, eu veria um homem alto e bonito que me diria ‘olá, acho que a senhora é minha mãe'”, lamenta.

“Quando vi o seu nome no computador, foi como se alguém tivesse apagado uma luz, porque essa esperança se foi”.

ZAP / BBC

 

PARTILHAR

RESPONDER

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …