Lobos cinzentos removidos da lista de espécies protegidas

Os lobos-cinzentos, uma espécie ameaçada, deixarão de receber proteção federal sob a Lei de Espécies Ameaçadas nos 48 estados dos Estados Unidos, anunciou o governo de Trump na semana passada.

A ação, há muito esperada, atraiu elogios de quem prefere ver a espécie icónica administrada pelos governos estaduais e duras críticas daqueles que acreditam que as proteções federais deveriam permanecer em vigor.

“Depois de mais de 45 anos como uma espécie listada, o lobo-cinzento excedeu todas as metas de conservação para a sua recuperação“, disse o secretário do interior David Bernhardt num comunicado, anunciando a exclusão desta espécie da lista e entregando todas das populações de lobo às agências locais de vida selvagem.



De acordo com a NPR, as autoridades federais da vida selvagem saudaram a mudança como uma história de sucesso, semelhante a histórias de recuperação de espécies ameaçadas de extinção, como a águia careca e o crocodilo americano.

Depois de quase terem desaparecido dos Estados Unidos em meados do século 20, existem agora mais de 6 mil lobos cinzentos nos 48 estados americanos, em grande parte agrupados nas Montanhas Rochosas do Norte e na região dos Grandes Lagos Ocidentais.

Há, no entanto, quem considere a ação prematura. “Este não é um momento de ‘missão cumprida’ para a recuperação do lobo”, disse Kristen Boyles, advogada da Earthjustice.

“Os lobos estão apenas a começar a estabelecer-se em lugares como o norte da Califórnia e o noroeste do Pacífico, e precisam de proteção federal para explorar o habitat nas Montanhas Rochosas do Sul e no Nordeste”, explicou Boyles.

Alguns críticos desta ação retratam a medida como mais um ataque ambiental do governo de Trump, que reverteu dezenas de regulamentações ambientais, incluindo proteções para espécies ameaçadas de extinção e pássaros migratórios.

Estes animais costumavam existir na maior parte da América do Norte, mas depois de serem caçados, presos, envenenados e assediados a ponto de quase desaparecerem dos EUA, todos os lobos cinzentos ao sul do Canadá receberam proteções federais sob a Lei de Espécies Ameaçadas em 1978.

Sob essa proteção, o número de lobos-cinzentos começou a aumentar lentamente na região dos Grandes Lagos e, em 1995, oficiais federais da vida selvagem reintroduziram a espécie no centro de Idaho e no Parque Nacional de Yellowstone, onde a sua população tem vindo a crescer.

Em 2013, já o governo de Obama tinha proposto a remoção destes lobos da lista de espécies protegidas, alegando que já não estariam em risco de extinção e que deveriam ser administrados por governos estaduais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …