/

Lobos cinzentos removidos da lista de espécies protegidas

Os lobos-cinzentos, uma espécie ameaçada, deixarão de receber proteção federal sob a Lei de Espécies Ameaçadas nos 48 estados dos Estados Unidos, anunciou o governo de Trump na semana passada.

A ação, há muito esperada, atraiu elogios de quem prefere ver a espécie icónica administrada pelos governos estaduais e duras críticas daqueles que acreditam que as proteções federais deveriam permanecer em vigor.

“Depois de mais de 45 anos como uma espécie listada, o lobo-cinzento excedeu todas as metas de conservação para a sua recuperação“, disse o secretário do interior David Bernhardt num comunicado, anunciando a exclusão desta espécie da lista e entregando todas das populações de lobo às agências locais de vida selvagem.

De acordo com a NPR, as autoridades federais da vida selvagem saudaram a mudança como uma história de sucesso, semelhante a histórias de recuperação de espécies ameaçadas de extinção, como a águia careca e o crocodilo americano.

Depois de quase terem desaparecido dos Estados Unidos em meados do século 20, existem agora mais de 6 mil lobos cinzentos nos 48 estados americanos, em grande parte agrupados nas Montanhas Rochosas do Norte e na região dos Grandes Lagos Ocidentais.

Há, no entanto, quem considere a ação prematura. “Este não é um momento de ‘missão cumprida’ para a recuperação do lobo”, disse Kristen Boyles, advogada da Earthjustice.

“Os lobos estão apenas a começar a estabelecer-se em lugares como o norte da Califórnia e o noroeste do Pacífico, e precisam de proteção federal para explorar o habitat nas Montanhas Rochosas do Sul e no Nordeste”, explicou Boyles.

Alguns críticos desta ação retratam a medida como mais um ataque ambiental do governo de Trump, que reverteu dezenas de regulamentações ambientais, incluindo proteções para espécies ameaçadas de extinção e pássaros migratórios.

Estes animais costumavam existir na maior parte da América do Norte, mas depois de serem caçados, presos, envenenados e assediados a ponto de quase desaparecerem dos EUA, todos os lobos cinzentos ao sul do Canadá receberam proteções federais sob a Lei de Espécies Ameaçadas em 1978.

Sob essa proteção, o número de lobos-cinzentos começou a aumentar lentamente na região dos Grandes Lagos e, em 1995, oficiais federais da vida selvagem reintroduziram a espécie no centro de Idaho e no Parque Nacional de Yellowstone, onde a sua população tem vindo a crescer.

Em 2013, já o governo de Obama tinha proposto a remoção destes lobos da lista de espécies protegidas, alegando que já não estariam em risco de extinção e que deveriam ser administrados por governos estaduais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.