Livro sobre a crise retrata Grécia como se estivesse em guerra

Mariana Mortágua / Facebook

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, assina o capítulo dedicado ao caso português no livro “Europa à beira do abismo”

A investigadora grega Christina Laskaridis afirma no livro “Europa à beira do abismo” que a austeridade imposta à Grécia está a empurrar o país para uma situação só comparável aos Estados que se encontram em guerra.

“O que as políticas da troika ajudaram a produzir foi um desemprego geral de 27% e mais de 25% de perdas cumulativas no produto nacional desde o pico que antecedeu a crise, o que corresponde a um recorde histórico para países em tempo de paz. Mesmo passados três anos, o fundo desta depressão grega ainda não está à vista”, escreve Christina Laskaridis, investigadora da Corporate Watch formada na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres.

Laskaridis é autora do capítulo “Grécia: a pior história de sucesso da Europa” incluído no livro “A Europa à beira do abismo – a crise das dívidas soberanas – memorando da periferia”, coordenado pelo investigador e jornalista financeiro irlandês Tony Phillips.

O livro, que vai ser lançado este sábado em Portugal, incluiu um capítulo de Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia, e uma secção dedicada ao caso português assinada pela economista Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.

De acordo com Laskaridis, a Grécia foi sujeita a um rápido empobrecimento em virtude das medidas impostas pela troika (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e União Europeia), o que faz com que o país tenha nesta altura maior percentagem de população em risco de pobreza depois da Bulgária, da Roménia, da Letónia e da Lituânia.

Consequências da austeridade

A autora refere-se igualmente às consequências diretas que as medidas de austeridade impostas pela troika estão a provocar na sociedade grega, a todos os níveis.

“Desde 2009, as taxas de suicídio anuais aumentaram substancialmente, com uma subida de 137% entre 2009 e 2011 (…) milhares de pessoas dependem dos caixotes do lixo como primeira fonte de alimentação“, escreve Christina Laskaridis, referindo que “o número de sem abrigo atingiu os 40 mil e que 30 por cento das crianças gregas vivem em condições de pobreza ou exclusão social”.

Para Laskaridis, os “direitos dos credores” estão a sobrepor-se à democracia criando uma “pobreza modernizada” num contexto em que até os meios de comunicação social “se recusam” a abordar as verdadeiras questões tal como se mantêm escondidos os impactos das decisões económicas e financeiras tomadas no passado e as consequências das medidas impostas atualmente, afirma.

“Os investidores privados foram salvos pela despesa pública, tanto pelos contribuintes gregos, como pelos dos outros países europeus. A posição do Fundo Monetário Internacional quanto ao programa grego já não pode esconder a sua insustentabilidade”, refere a investigadora grega.

Christina Laskaridis sublinha que, na Grécia, a implementação das reformas só tem sido possível através do uso alargado da “força e da repressão” e que passados três anos desde o início do programa de resgate ao país o fim da recessão ainda não está à vista e a coesão social tornou-se cada vez mais vulnerável.

O livro tem 343 páginas e é lançado em Portugal pela Editora Bertrand, devendo ser apresentado em Lisboa pelo coordenador, Tony Phillips, no final do mês.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …