O livrete do carro vai mudar. Novo documento será semelhante ao CC e mais fácil de guardar

O Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter uma nova configuração, com um formato semelhante ao do cartão de cidadão, pelo que será mais fácil de manusear e de guardar na carteira, informou o Ministério da Justiça.

O novo DUA entra em vigor em 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos.

Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).

“O ´DUA na Carteira´ é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, refere o MJ.

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Preparem-se proprietários de automóveis que vem aí um assalto em grande escala às vossas carteiras. A ver pelo que fizeram com a substituição dos livretes das armas, obrigando os titulares a pagarem 25 euros por cada livrete substituído – à força e sem qualquer necessidade objectiva nem vantagem para o próprio, nem para os cidadãos em geral! – o roubo terá rendido cerca de 30 milhões de euros. Agora pensem bem no que podem encaixar com os milhões de carros que estão com as matrículas activas! É só fartar, vilanagem!…

    • Ui… o drama, o horror!…
      Não vai haver substituição “à força” (aliás, também ninguém foi obrigado a mudar para o DUA – eu ainda tenho um livrete e um registo de propriedade com 20 anos!) e os livretes das armas tiveram que ser alterados (e bem!) porque havia várias versões de livrete, muitos ainda não estava no sistema informático e era uma confusão – além disso também serviu para actualizar o resisto das armas, porque muitas delas já nem devem existir…

  2. Eu não sou contra as mudanças, especialmente aquelas que são vantajosas. Neste caso um pormenor salta a visita: os actuais livretes tem as letras pequenas mas estes novos, pelo que parece, ainda vão ser menores, ou será que sou eu que cada vez vejo pior? Alem do livrete ainda vou ter que comprar uma lupa para ver as medidas quando vou comprar pneus….

  3. Além do referido pelos comentadores anteriores, com quem concordo, julgo que, mais uma vez, vão dar um passo maior do que a perna porque duvido de que os serviços estejam dimensionados para as substituições massivas em 2020.

    • Um “passo maior do que a perna” estás tu a dar porque, claramente, falas sem saber!!
      Quem é que disse que irá haver “substituições massivas em 2020”?!
      Pois…

        • Bem… vamos lá ver se é desta:
          A partir de 1 de Agosto de 2019 TODOS os veículos NOVOS terão o novo documento.
          Em 2020, todos os veículos terão o novo documento, SE o requisitarem por qualquer motivo (mudança de proprietário, importação, alteração de características, etc) – mas não há qualquer necessidade de substituir o documento actual se não houver alterações do proprietário ou no veiculo!!

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …