O Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter uma nova configuração, com um formato semelhante ao do cartão de cidadão, pelo que será mais fácil de manusear e de guardar na carteira, informou o Ministério da Justiça.
O novo DUA entra em vigor em 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos.
Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).
“O ´DUA na Carteira´ é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, refere o MJ.
No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.
// Lusa
Preparem-se proprietários de automóveis que vem aí um assalto em grande escala às vossas carteiras. A ver pelo que fizeram com a substituição dos livretes das armas, obrigando os titulares a pagarem 25 euros por cada livrete substituído – à força e sem qualquer necessidade objectiva nem vantagem para o próprio, nem para os cidadãos em geral! – o roubo terá rendido cerca de 30 milhões de euros. Agora pensem bem no que podem encaixar com os milhões de carros que estão com as matrículas activas! É só fartar, vilanagem!…
Ui… o drama, o horror!…
Não vai haver substituição “à força” (aliás, também ninguém foi obrigado a mudar para o DUA – eu ainda tenho um livrete e um registo de propriedade com 20 anos!) e os livretes das armas tiveram que ser alterados (e bem!) porque havia várias versões de livrete, muitos ainda não estava no sistema informático e era uma confusão – além disso também serviu para actualizar o resisto das armas, porque muitas delas já nem devem existir…
Eu não sou contra as mudanças, especialmente aquelas que são vantajosas. Neste caso um pormenor salta a visita: os actuais livretes tem as letras pequenas mas estes novos, pelo que parece, ainda vão ser menores, ou será que sou eu que cada vez vejo pior? Alem do livrete ainda vou ter que comprar uma lupa para ver as medidas quando vou comprar pneus….
Além do referido pelos comentadores anteriores, com quem concordo, julgo que, mais uma vez, vão dar um passo maior do que a perna porque duvido de que os serviços estejam dimensionados para as substituições massivas em 2020.
Um “passo maior do que a perna” estás tu a dar porque, claramente, falas sem saber!!
Quem é que disse que irá haver “substituições massivas em 2020”?!
Pois…
Se é para TODOS OS VEÍCULOS…
Bem… vamos lá ver se é desta:
A partir de 1 de Agosto de 2019 TODOS os veículos NOVOS terão o novo documento.
Em 2020, todos os veículos terão o novo documento, SE o requisitarem por qualquer motivo (mudança de proprietário, importação, alteração de características, etc) – mas não há qualquer necessidade de substituir o documento actual se não houver alterações do proprietário ou no veiculo!!