O livrete do carro vai mudar. Novo documento será semelhante ao CC e mais fácil de guardar

O Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter uma nova configuração, com um formato semelhante ao do cartão de cidadão, pelo que será mais fácil de manusear e de guardar na carteira, informou o Ministério da Justiça.

O novo DUA entra em vigor em 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos.

Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).

“O ´DUA na Carteira´ é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, refere o MJ.

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200.000 terão já este novo formato.

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Preparem-se proprietários de automóveis que vem aí um assalto em grande escala às vossas carteiras. A ver pelo que fizeram com a substituição dos livretes das armas, obrigando os titulares a pagarem 25 euros por cada livrete substituído – à força e sem qualquer necessidade objectiva nem vantagem para o próprio, nem para os cidadãos em geral! – o roubo terá rendido cerca de 30 milhões de euros. Agora pensem bem no que podem encaixar com os milhões de carros que estão com as matrículas activas! É só fartar, vilanagem!…

    • Ui… o drama, o horror!…
      Não vai haver substituição “à força” (aliás, também ninguém foi obrigado a mudar para o DUA – eu ainda tenho um livrete e um registo de propriedade com 20 anos!) e os livretes das armas tiveram que ser alterados (e bem!) porque havia várias versões de livrete, muitos ainda não estava no sistema informático e era uma confusão – além disso também serviu para actualizar o resisto das armas, porque muitas delas já nem devem existir…

  2. Eu não sou contra as mudanças, especialmente aquelas que são vantajosas. Neste caso um pormenor salta a visita: os actuais livretes tem as letras pequenas mas estes novos, pelo que parece, ainda vão ser menores, ou será que sou eu que cada vez vejo pior? Alem do livrete ainda vou ter que comprar uma lupa para ver as medidas quando vou comprar pneus….

  3. Além do referido pelos comentadores anteriores, com quem concordo, julgo que, mais uma vez, vão dar um passo maior do que a perna porque duvido de que os serviços estejam dimensionados para as substituições massivas em 2020.

    • Um “passo maior do que a perna” estás tu a dar porque, claramente, falas sem saber!!
      Quem é que disse que irá haver “substituições massivas em 2020”?!
      Pois…

        • Bem… vamos lá ver se é desta:
          A partir de 1 de Agosto de 2019 TODOS os veículos NOVOS terão o novo documento.
          Em 2020, todos os veículos terão o novo documento, SE o requisitarem por qualquer motivo (mudança de proprietário, importação, alteração de características, etc) – mas não há qualquer necessidade de substituir o documento actual se não houver alterações do proprietário ou no veiculo!!

RESPONDER

PS "ressuscita" terceira ponte sobre o Tejo (e conta com o apoio do BE e do PCP)

O PS apresentou uma lista com mais de 100 projetos para o Programa Nacional de Investimento (PNI) para 2030, na qual volta a surgir a construção de uma terceira travessia do Tejo (TTT), entre a …

Procuradores deixam cair acusação de agressão sexual contra Kevin Spacey

Procuradores retiraram, esta quarta-feira, as acusações contra o ator norte-americano sobre uma alegada agressão sexual a um jovem, em 2016, invocando a falta de disponibilidade da testemunha. Citando documentos publicados por órgãos de comunicação locais, várias …

Governo prepara rede de abastecimento de emergência de combustíveis

O objetivo é criar um "sistema logístico alternativo de distribuição de combustíveis". Em Abril, a greve dos camionistas fez com que muitas bombas ficassem sem combustível. O secretário de Estado da Energia diz que está a …

Mário Centeno pode vir a suceder a Christine Lagarde no FMI

Um dia depois de Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das finanças da Alemanha, Itália e França estão a discutir …

Votação inédita com um deslize da AR TV. Direita e Esquerda alinhadas no caso CGD

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado por unanimidade. É a primeira vez que todos os partidos se juntam, no mesmo lado da barricada, num inquérito …

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira. De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá …

Segurança de Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de "fogo" terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril, mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da …

EUA revelam preocupação com desenvolvimento de armas nucleares russas

Os EUA demonstraram esta quarta-feira preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, numa reunião com uma delegação russa, na Suíça, para tentar “reduzir mal-entendidos”. A reunião em Genebra, que juntou …

Bastonário dos Médicos diz desconhecer acordo sobre Lei de Bases da Saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje desconhecer o acordo parlamentar sobre a Lei de Bases da Saúde e considerou "no mínimo estranho” que os portugueses não tenham acesso a um documento tão importante …

OMS decreta estado de emergência global devido ao Ébola na República Democrática do Congo

A epidemia de Ébola que se faz sentir na República Democrática do Congo foi considerada esta quarta-feira uma emergência global de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros …