O livrete do carro vai mudar. Novo documento será semelhante ao CC e mais fácil de guardar

O Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter uma nova configuração, com um formato semelhante ao do cartão de cidadão, pelo que será mais fácil de manusear e de guardar na carteira, informou o Ministério da Justiça.

O novo DUA entra em vigor em 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos.

Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).

“O ´DUA na Carteira´ é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, refere o MJ.

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200.000 terão já este novo formato.

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.

// Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Preparem-se proprietários de automóveis que vem aí um assalto em grande escala às vossas carteiras. A ver pelo que fizeram com a substituição dos livretes das armas, obrigando os titulares a pagarem 25 euros por cada livrete substituído – à força e sem qualquer necessidade objectiva nem vantagem para o próprio, nem para os cidadãos em geral! – o roubo terá rendido cerca de 30 milhões de euros. Agora pensem bem no que podem encaixar com os milhões de carros que estão com as matrículas activas! É só fartar, vilanagem!…

    • Ui… o drama, o horror!…
      Não vai haver substituição “à força” (aliás, também ninguém foi obrigado a mudar para o DUA – eu ainda tenho um livrete e um registo de propriedade com 20 anos!) e os livretes das armas tiveram que ser alterados (e bem!) porque havia várias versões de livrete, muitos ainda não estava no sistema informático e era uma confusão – além disso também serviu para actualizar o resisto das armas, porque muitas delas já nem devem existir…

  2. Eu não sou contra as mudanças, especialmente aquelas que são vantajosas. Neste caso um pormenor salta a visita: os actuais livretes tem as letras pequenas mas estes novos, pelo que parece, ainda vão ser menores, ou será que sou eu que cada vez vejo pior? Alem do livrete ainda vou ter que comprar uma lupa para ver as medidas quando vou comprar pneus….

  3. Além do referido pelos comentadores anteriores, com quem concordo, julgo que, mais uma vez, vão dar um passo maior do que a perna porque duvido de que os serviços estejam dimensionados para as substituições massivas em 2020.

    • Um “passo maior do que a perna” estás tu a dar porque, claramente, falas sem saber!!
      Quem é que disse que irá haver “substituições massivas em 2020”?!
      Pois…

        • Bem… vamos lá ver se é desta:
          A partir de 1 de Agosto de 2019 TODOS os veículos NOVOS terão o novo documento.
          Em 2020, todos os veículos terão o novo documento, SE o requisitarem por qualquer motivo (mudança de proprietário, importação, alteração de características, etc) – mas não há qualquer necessidade de substituir o documento actual se não houver alterações do proprietário ou no veiculo!!

RESPONDER

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …

Ursula Von der Leyen promete enfrentar líderes e recusar nomes para garantir Comissão paritária

Minutos depois da votação do seu nome no Parlamento Europeu em Estrasburgo, as primeiras palavras da presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foram dedicadas aos líderes que a escolheram. Prometeu "trabalhar construtivamente …

"Os relatos de que o Irão deteve espiões da CIA são totalmente falsos"

Irão afirma que deteve 17 alegados espiões da CIA e que alguns foram condenados à morte. Esta segunda-feira, Donald Trump disse que os relatos são "apenas mais mentiras e propaganda". O Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Base de dados de perfis de ADN conseguiu mais de 11 mil amostras em oito anos

A base de dados de perfis de ADN para fins de investigação criminal e identificação civil inseriu 11.774 amostras em quase oito anos, sendo a maioria de condenados, segundo o relatório de 2018 sobre o …

50 anos depois, o submarino francês "La Minerve" foi encontrado

O submarino francês, que desapareceu em 1968 com 52 homens a bordo, foi encontrado ao largo de Toulon, esta segunda-feira, 50 anos depois do seu naufrágio. "Acabámos de encontrar o submarino Minerve. É um sucesso, um …

Nova lei da violência no Desporto. Claques ficam sem cadeiras nos estádios

A nova lei da violência no Desporto, já aprovada no Parlamento, prevê que as claques fiquem em zonas específicas dos estádios sem cadeiras. A lei vai alterar comportamentos dos adeptos de todos os clubes, mas …

Caso Mayorga. Justiça norte-americana deixa cair acusação de violação contra Cristiano Ronaldo

A Justiça norte-americana deixou cair as acusações que remontam a junho de 2009, concluindo que as acusações contra Cristiano Ronaldo não podem ser provadas. A Procuradoria de Clark County, do Estado norte-americano do Nevado, anunciou esta …