Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020.

Segundo o Diário de Notícias, esta é uma das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e apresentada pelo vereador responsável pelo Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da autarquia na exposição Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno.

No final do mês de junho, em Nijmegen, na Holanda, Lisboa foi escolhida para ser Capital Verde Europeia e, por isso, os responsáveis pela câmara querem mostrar que é possível alterar hábitos e transformar a cidade numa urbe sustentável.

José Sá Fernandes explica que Lisboa vai ter três cores – amarelo, verde e azul – e que cada uma delas representa um ponto de sustentabilidade: a energia solar (amarelo), os jardins e a biodiversidade (verde) e a reutilização da água e a reciclagem (azul).

“Uma das promessas foi que em Lisboa queremos aproveitar o sol e, assim, trocar o combustível fóssil pela energia solar. Vamos produzir energia para abastecer veículos elétricos”, explicou o vereador, citado pelo jornal, lembrando que entre os novos 200 autocarros da Carris até 2020, cerca de 20 vão usar este tipo de energia, e a maioria dos restantes será movido a gás natural. Algumas das carreiras também serão substituídas pelo elétrico.

Além disso, a Câmara está a falar com o Metro para conseguir “introduzir energia solar diretamente na sua rede” e aposta em iniciativas como os 90km de ciclovias e os 60km ainda em fase de projeto ou construção, o projeto Giras, que já tem dez mil passes mensais vendidos, e a mobilidade partilhada de bicicletas, motos e veículos elétricos.

Relativamente aos jardins e à biodiversidade, a intenção é construir mais 200 hectares de espaços verdes até 2020 e apostar em bacias de retenção de água e em zonas silenciosas. “Lisboa vai mostrar que podemos ter mais biodiversidade com menos água e urbanizações com mais verde“, frisou ainda o vereador.

Quanto à cor azul, a autarquia apresentou os projetos de reutilização de água para lavar as ruas e regar os jardins. Já existem algumas experiências nesse sentido mas o objetivo é que, em 2030, 25% da água utilizada provenha dessa origem, escreve o jornal.

É no setor da higiene urbana que entra a proibição dos copos de plástico nos estabelecimentos comerciais da cidade até 2020. A autarquia já está a contactar os comerciantes e as marcas de bebidas, assim como o Ministério do Ambiente.

Outra das iniciativas será a distribuição de blocos de compostagem doméstica, a tentativa de aproveitar os óleos e as latas deitadas fora para serem valorizados e premiar quem opte pela reciclagem como, por exemplo, os comerciantes, que poderão ter uma redução de algumas taxas se o fizerem.

De acordo com o DN, esta é também uma forma de diminuir o plástico recolhido na capital: só em 2017 foram recicladas 11.338 toneladas de plástico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …