Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020.

Segundo o Diário de Notícias, esta é uma das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e apresentada pelo vereador responsável pelo Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da autarquia na exposição Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno.

No final do mês de junho, em Nijmegen, na Holanda, Lisboa foi escolhida para ser Capital Verde Europeia e, por isso, os responsáveis pela câmara querem mostrar que é possível alterar hábitos e transformar a cidade numa urbe sustentável.

José Sá Fernandes explica que Lisboa vai ter três cores – amarelo, verde e azul – e que cada uma delas representa um ponto de sustentabilidade: a energia solar (amarelo), os jardins e a biodiversidade (verde) e a reutilização da água e a reciclagem (azul).

“Uma das promessas foi que em Lisboa queremos aproveitar o sol e, assim, trocar o combustível fóssil pela energia solar. Vamos produzir energia para abastecer veículos elétricos”, explicou o vereador, citado pelo jornal, lembrando que entre os novos 200 autocarros da Carris até 2020, cerca de 20 vão usar este tipo de energia, e a maioria dos restantes será movido a gás natural. Algumas das carreiras também serão substituídas pelo elétrico.

Além disso, a Câmara está a falar com o Metro para conseguir “introduzir energia solar diretamente na sua rede” e aposta em iniciativas como os 90km de ciclovias e os 60km ainda em fase de projeto ou construção, o projeto Giras, que já tem dez mil passes mensais vendidos, e a mobilidade partilhada de bicicletas, motos e veículos elétricos.

Relativamente aos jardins e à biodiversidade, a intenção é construir mais 200 hectares de espaços verdes até 2020 e apostar em bacias de retenção de água e em zonas silenciosas. “Lisboa vai mostrar que podemos ter mais biodiversidade com menos água e urbanizações com mais verde“, frisou ainda o vereador.

Quanto à cor azul, a autarquia apresentou os projetos de reutilização de água para lavar as ruas e regar os jardins. Já existem algumas experiências nesse sentido mas o objetivo é que, em 2030, 25% da água utilizada provenha dessa origem, escreve o jornal.

É no setor da higiene urbana que entra a proibição dos copos de plástico nos estabelecimentos comerciais da cidade até 2020. A autarquia já está a contactar os comerciantes e as marcas de bebidas, assim como o Ministério do Ambiente.

Outra das iniciativas será a distribuição de blocos de compostagem doméstica, a tentativa de aproveitar os óleos e as latas deitadas fora para serem valorizados e premiar quem opte pela reciclagem como, por exemplo, os comerciantes, que poderão ter uma redução de algumas taxas se o fizerem.

De acordo com o DN, esta é também uma forma de diminuir o plástico recolhido na capital: só em 2017 foram recicladas 11.338 toneladas de plástico.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …