Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020.

Segundo o Diário de Notícias, esta é uma das iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa e apresentada pelo vereador responsável pelo Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da autarquia na exposição Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno.

No final do mês de junho, em Nijmegen, na Holanda, Lisboa foi escolhida para ser Capital Verde Europeia e, por isso, os responsáveis pela câmara querem mostrar que é possível alterar hábitos e transformar a cidade numa urbe sustentável.

José Sá Fernandes explica que Lisboa vai ter três cores – amarelo, verde e azul – e que cada uma delas representa um ponto de sustentabilidade: a energia solar (amarelo), os jardins e a biodiversidade (verde) e a reutilização da água e a reciclagem (azul).

“Uma das promessas foi que em Lisboa queremos aproveitar o sol e, assim, trocar o combustível fóssil pela energia solar. Vamos produzir energia para abastecer veículos elétricos”, explicou o vereador, citado pelo jornal, lembrando que entre os novos 200 autocarros da Carris até 2020, cerca de 20 vão usar este tipo de energia, e a maioria dos restantes será movido a gás natural. Algumas das carreiras também serão substituídas pelo elétrico.

Além disso, a Câmara está a falar com o Metro para conseguir “introduzir energia solar diretamente na sua rede” e aposta em iniciativas como os 90km de ciclovias e os 60km ainda em fase de projeto ou construção, o projeto Giras, que já tem dez mil passes mensais vendidos, e a mobilidade partilhada de bicicletas, motos e veículos elétricos.

Relativamente aos jardins e à biodiversidade, a intenção é construir mais 200 hectares de espaços verdes até 2020 e apostar em bacias de retenção de água e em zonas silenciosas. “Lisboa vai mostrar que podemos ter mais biodiversidade com menos água e urbanizações com mais verde“, frisou ainda o vereador.

Quanto à cor azul, a autarquia apresentou os projetos de reutilização de água para lavar as ruas e regar os jardins. Já existem algumas experiências nesse sentido mas o objetivo é que, em 2030, 25% da água utilizada provenha dessa origem, escreve o jornal.

É no setor da higiene urbana que entra a proibição dos copos de plástico nos estabelecimentos comerciais da cidade até 2020. A autarquia já está a contactar os comerciantes e as marcas de bebidas, assim como o Ministério do Ambiente.

Outra das iniciativas será a distribuição de blocos de compostagem doméstica, a tentativa de aproveitar os óleos e as latas deitadas fora para serem valorizados e premiar quem opte pela reciclagem como, por exemplo, os comerciantes, que poderão ter uma redução de algumas taxas se o fizerem.

De acordo com o DN, esta é também uma forma de diminuir o plástico recolhido na capital: só em 2017 foram recicladas 11.338 toneladas de plástico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …