Lisboa descarrilou devido à falta de técnicos. Reforço de meios tardou duas semanas

Mário Cruz / Lusa

Na Amadora, um dos concelhos mais afetados, chegou a haver 100 casos positivos em que não foi possível fazer o trabalho de identificação e isolamento de contactos, possivelmente infetados com o novo coronavírus, por falta de capacidade de resposta da equipa de saúde pública local.

A notícia é avançada este sábado pelo semanário Expresso, que adianta que o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, responsável por coordenar o combate à covid-19 na região de Lisboa, sublinhava, para um artigo publicado no dia 13 de junho, que o importante era “a rapidez de resposta e em rede”.

Na altura, o responsável referiu que a estratégia nas semanas seguintes iria ser “a velocidade com que se referencia e isola um caso positivo”. “Tenho plena consciência do cansaço de todos, mas a saúde pública tem de aumentar a intensidade. Se for preciso, serão disponibilizados mais meios.”

Os meios começaram a chegar à Amadora no dia 15 de junho, altura em que havia quatro a cinco elementos a fazer o rastreio dos contactos de casos positivos, passando a haver oito a nove profissionais dedicados a essa tarefa.

No entanto, o Expresso sublinha que, nessa altura, já tinham passado duas semanas desde que a equipa de saúde pública do concelho requisitou reforços. O pedido de ajuda foi feito assim que a situação começou a ficar crítica, na última semana de maio.

“O que acabou por acontecer foi que estas unidades locais tiveram muitas dificuldades em dar resposta em tempo útil e esses reforços deviam ter sido planea­dos e decididos muito antes, porque já sabíamos que era expectável, com a retoma da atividade, um aumento de casos em certos contextos”, lamentou Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP).

O dirigente culpa a falha de planeamento e aponta responsabilidades. “Acima das unidades estão as ARS [administrações regionais de saúde] e acima das ARS está a DGS [Direção-Geral da Saúde] e a tutela. A DGS deveria ter dado indicações para o reforço de meios, inclusive para dar descanso aos colegas que estão a trabalhar de forma intensa e ininterrupta há muitas semanas.”

A partir deste sábado, a equipa da Amadora começa a contar com a ajuda de 10 a 12 médicos internos, que passam a garantir os fins de semana em regime de horas extraordinárias. Guilherme Gonçalves Duarte, membro da ANMSP e médico de saúde pública, conta que a situação no terreno é muito difícil.

Há casas onde vivem oito ou nove pessoas. E passámos a ter casos positivos em bairros sociais em que as pessoas estão muito na rua, porque simplesmente não conseguem aguentar muito tempo em casa”, disse ao Expresso.

De acordo com um relatório do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), o rastreio de contactos é essencial “tanto como método para conter o vírus onde existe um número limitado de casos como enquanto instrumento eficaz no contexto da transmissão generalizada”, sendo determinante nas fases de desconfinamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …