Novo canal de atendimento direto de grávidas serve para encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência.
A nova linha SNS Grávida, prevista no plano de emergência da Saúde, está disponível a partir de hoje no mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24) para encaminhar as utentes para a urgência mais próxima.
“A linha SNS Grávida está disponível a partir do dia 1 de junho para encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência”, anunciou na sexta-feira o Ministério da Saúde.
Este novo canal de atendimento direto de grávidas pretende dar “resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no Serviço Nacional de Saúde” (SNS).
A linha SNS Grávida é uma das medidas urgentes previstas no plano para a saúde que o Governo aprovou na quarta-feira, com o objetivo de organizar o circuito da grávida, em particular em situações de urgência, garantindo uma “resposta de qualidade e segurança”.
“Através desta linha de atendimento, as grávidas terão acesso a profissionais qualificados e capacitados que estarão disponíveis para oferecer orientação personalizada, tranquilizando as gestantes e proporcionando-lhes confiança durante todo o processo de prestação de informação e direcionamento para unidades de saúde com capacidade efetiva de assistência”, refere o plano.
No que respeita às restantes urgências, o ministério recomenda aos utentes “ligar sempre para o SNS 24”, o que permitirá saber qual é o serviço mais próximo.
“O Ministério da Saúde está a trabalhar com base num planeamento mensal da rede do SNS e a operacionalizar todas as medidas contidas no plano de emergência da saúde com impacto nos sistemas pré-hospitalar e hospitalar de urgência e as demais unidades prestadoras de cuidados de saúde”, salientou o Ministério da Saúde.
// Lusa